Início Ecoturismo, Aventura e Esporte Saiba como montar um camping bem estruturado

Saiba como montar um camping bem estruturado

291
0
COMPARTILHAR

Está pensando em montar um camping? Saiba que essa é uma boa aposta de negócio. Afinal, brasileiros adoram acampar e o clima por aqui, quente na maior parte do ano, é altamente favorável para esse tipo de atividade.

Além disso, de acordo com especialistas, quando o dólar está elevado, o turismo doméstico tende a crescer. Segundo o Expedia, site especializado na venda de passagens aéreas, brasileiros de grandes cidades estão buscando mais municípios do interior do país para fazer turismo.

Para se ter ideia, atualmente, o turismo doméstico movimenta mais de 200 milhões de viagens por ano, um número bastante expressivo.

Sabendo que investir no turismo é uma boa, é hora de entender tudo o que um camping precisa para ser considerado bem estruturado e atraente aos futuros hóspedes. Para isso, separamos algumas dicas que podem servir de norte para quem ainda não sabe por onde começar.

Localização do camping

O primeiro ponto a ser observado é a escolha da localização do camping. Por se tratar de uma atividade em geral procurada principalmente por quem deseja passar alguns dias em contato próximo com a natureza, é interessante dar preferência a regiões localizadas em áreas verdes, onde o ar é mais puro e há árvores por todos os lados. Se for possível encontrar um espaço próximo a cachoeiras, lagos ou rios melhor ainda!

Contudo, ainda sobre a localização, quando se fala sobre áreas em meio a natureza, é importante se certificar de que há autorização para construir. Áreas de proteção ambiental, por exemplo, são protegidas para preservação de fauna e flora e, por isso, não podem ser alteradas

Infraestrutura

Depois de escolher a localização ideal, é hora de pensar na estrutura necessária para atender às necessidades dos eventuais hóspedes.

Antes de mais nada, considere a área destinada para montagem de barracas de camping. Esse espaço deve ser equipado com iluminação adequada e contar com pontos de acesso à energia elétrica.

Saindo da área das barracas, é necessário que haja também banheiros coletivos, equipados com chuveiro de água quente, para que as pessoas possam tomar o seu banho com conforto e sem problemas.

Aqui talvez seja interessante pensar em oferecer aluguel de toalhas e itens de higiene para aqueles que não trouxerem de casa ou incluir esse custo na diária.

Além do banheiro, uma cozinha compartilhada também pode fazer parte da estrutura. Aqui é possível investir em uma cozinha completa, equipada com fogão, micro-ondas e geladeira para que as pessoas possam preparar sua própria comida.

Dependendo do seu plano de negócio, dispor de uma lanchonete ou restaurante que ofereça alimentos prontos para quem busca praticidade.

O mais importante aqui é levar em conta o maior número possível de públicos e seus respectivos interesses. Assim, seu camping se tornará a melhor opção para diferentes tipos de pessoas.

Diferenciais

Outra sugestão para montar um camping bem estruturado é pensar naquilo que os campings já existentes não oferecem. Entre as dicas, pode estar abrir uma loja de equipamentos de camping exclusiva para hóspedes

Nem sempre uma pessoa que vai acampar é, necessariamente, especialista na prática. Ou seja, sem a devida orientação, os mais inexperientes podem acabar passando por apertos em seu primeiro acampamento.

Por isso, contar com uma lojinha de equipamentos nas dependências do camping pode quebrar um galho de quem está acampando pela primeira vez. E ainda agregar valor ao seu negócio.

Itens como canivetes, saco de dormir, garrafa de água, adaptador de tomada e lanterna são muito úteis em um acampamento e podem ser algumas das ferramentas vendidas na lojinha.

Oferecer chalés

Oferecer um número limitado de chalés para aqueles que não desejam se hospedar em barracas é um diferencial interessante e com grande potencial de atrair um público ainda maior para o seu camping. Pense nisso!

Parcerias com empresas do segmento

Outra dica é fechar parcerias. Dê prioridade para fabricantes de produtos para acampamento, agências de turismo ecológico e demais empresas que podem ser interessantes para o público que frequenta o seu camping. É possível oferecer vouchers de desconto, brindes ou promoções exclusivas.

Essa é uma forma não só de começar a ser percebido no mercado, como proporcionar ainda mais vantagens aos seus hóspedes.

Divulgação

Com o camping já montado e pronto para iniciar as suas atividades, é hora de pensar em algo muito importante: a divulgação. Afinal, a partir dela você conseguirá atrair o público desejado e colocar o seu negócio para funcionar de fato.

Antes de começar a divulgação, tenha em mente que o seu papel é se aproximar do público que o seu negócio pretende atingir. Para isso, frequente feiras e eventos sobre o tema, faça parte de grupos de acampamento e conheça pessoas influentes nesse nicho de mercado.

Além disso, invista em divulgação on-line, publique fotos profissionais do seu camping e de toda a estrutura nas redes sociais, convide pessoas que já têm o costume de acampar para conhecer o seu camping em troca de publicarem as suas próprias impressões on-line e por aí vai. As possibilidades são infinitas!

Leia também Onze parques nacionais de tirar o fôlego

 

Deixe uma resposta