Início Alimentação Receitas e dicas para o Dia Nacional do Café

Receitas e dicas para o Dia Nacional do Café

348
0
COMPARTILHAR

Companheiro certo das horas incertas, o café é quase uma entidade para quem o aprecia e sabe seu valor. Conversas e reuniões transcorrem mais animadas ao sabor de um cafezinho. Receitas ganham versões sofisticadas com um toque de café, e bebidas à base do nobre fruto pipocam por todo o planeta – sejam quentes ou frias, com ou sem álcool.

Nada mais justo, portanto, que ter um dia para chamar de seu. No dia 24 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Café. Confira aqui alguns lugares onde o fruto tem presença garantida e especial. Seja na forma de uma receita ou de servir, para testar seu paladar.

Na Fazenda Capoava, em Itu, pode-se provar, um delicioso bolo de café. A iguaria é uma criação da Dona Lucy de Andrade Machado, matriarca da fazenda. A receita é servida especialmente durante o “chá” da tarde.

Quem for fã de carteirinha da bebida mais consumida do mundo, pode aproveitar ainda a estadia ou a visita à Fazenda Capoava para visitar uma exposição temporária com fotos, textos, receitas antigas datadas do século XIX e XX, grãos e diferentes utensílios até o final de maio.

No Hotel Botanique, na Serra da Mantiqueira, foram dedicadas centenas de horas ao estudo e escolha de parceiros, máquinas e processo para servir o mais requintado e genuíno café da região.

A curadoria de Leo Moço gerou blends especiais baseados nos cafés das regiões vizinhas de Paraisópolis e Fazenda Sta. Terezinha.

Foi produzido portanto, um café com a nota mais alta do Cup of Excellence: 95,5. Esta iguaria é tirada de uma das Ferraris em máquinas de café expresso, a italiana La Marzocco (o Brasil ainda não as produz).

O café está presente também nos drinks

O café ganhou uma versão em drink. A 1800 Tequila deu o tom para a criação do bartender Gabriel Tertuliano, do Greco Cucina, em São Paulo.

O Soneto Café é feito com 50ml de café expresso, 3-ml de 1800 Tequila Anejo, 10ml de rum Kraken Black Spiced, 10ml de xarope de agave, sorvete de baunilha e raspas de laranja. O drink é montado direto no copo com gelo. Finalizar com sorvete de baunilha e raspas de laranja.

Não é novidade que o mundo todo consome a bebida. Mas que na Tailândia ele virou um Coffee Martini pode ser surpreendente. O bartender Suttiphat Kladpibal, do The Long Bar no Shangri-La Hotel Bangkok, conta como fazer:

  • 60 ml     Vodka (Absolut Vanilla)
  • 30 ml      Licor Kahlua
  • 30 ml      Espresso duplo
  • 15 ml      Calda de chocolate

Misture todos os ingredientes com gelo em uma coqueteleira. Agitar vigorosamente por 15 segundos. Servir em uma taça de martini e decorar com 3 grãos de café. Essas são algumas receitas e dicas diferentes mas há muitas outras. Invente a sua.

Leia também Café Monthal abre a fazenda para passeio histórico

Deixe uma resposta