Início Artigos Planejamento é fundamental para o sucesso da viagem

Planejamento é fundamental para o sucesso da viagem

77
0
COMPARTILHAR

Decidir tirar um tempo para curtir algum lugar do mundo, seja com a família, com amigos ou sozinho, é certamente um investimento em qualidade de vida. Por mais que certos destinos pareçam caros demais, viajar é geralmente uma terapia para aqueles que estão envolvidos. No entanto muitas vezes a aventura que tinha tudo para ser emocionante, ou até mesmo relaxante, traz dor de cabeça e muito stress. Se você já passou por isso em alguma de suas viagens, eu tenho certeza que, de alguma forma, o planejamento estava envolvido.

Obviamente é quase impossível tirar os pés de casa sem pelo menos algum nível de planejamento. É preciso escolher as datas, reservar as passagens, escolher o hotel e normalmente a fase de planejamento acaba por aí.

Meu alerta neste artigo é para que você não pare por aí. Existe muito mais a planejar além do básico e, como mencionei no título, esta pode ser a diferença entre a viagem dos sonhos e um pesadelo de viagem. Então como você pode planejar a sua viagem para que ela seja um sucesso?

Entenda a complexidade do seu destino

Pode parecer que toda viagem é igual a outra, mas existem destinos e destinos. Por exemplo, se você for viajar para uma cidade praiana para ficar em um Resort All Inclusive, o nível de planejamento é quase zero, mas se você for para o Walt Disney World, em Orlando, você precisará de um planejamento extensivo.

Faça um roteiro “day by day”

Liste os dias que você terá no destino e determine quais serão as principais atividades, atrações e pontos turísticos de cada dia. Esse passo é muito importante para determinar quais itens você precisará pesquisar no próximo passo.

Pesquise detalhadamente cada ponto turístico ou atração

A internet está repleta de informação sobre todos os cantos do mundo. Tire tempo para ler relatos de outros viajantes, blogs de especialistas além de começar a seguir páginas nas redes sociais sobre o destino escolhido. Um aviso é necessário sobre este ponto: Tome cuidado! Verifique as informações coletadas e não acredite em tudo que lê na internet. Dê preferência a profissionais especializados e páginas que possuam autoridade para falar sobre o assunto.

Defina seu roteiro diário

Depois de criar seu roteiro “day by day” e de coletar bastante informação sobre o seu destino, determine qual o seu passo a passo de cada dia. Horário de saída do hotel, local e horário do almoço, qual o meio de transporte disponível e como aproveitaram cada uma das atividades que você determinou.

Revise

Revise cada passo do seu roteiro junto com as pessoas que viajarão com você. Releia os contratos da agência de viagens e empresa aérea, certifique-se das leis locais quanto a costumes, vacinas e trânsito.

É claro que as dicas acima partem do pressuposto de que você já fez o planejamento básico referente a escolha de datas e compra de pacotes. Caso você não seja a pessoa mais indicada para fazer um planejamento ou não goste desta tarefa, nossa dica é contratar um profissional especializado para fazer isso para você. Principalmente quando o destino é complexo, como a Disney, estes profissionais podem ser extremamente úteis para lhe dar uma assistência antes, durante e depois da sua viagem.

De toda a forma aproveite a oportunidade para relaxar, se aventurar, aprender ou aproveitar a vida. Afinal de contas, do meu ponto de vista, viajar é um investimento que fazemos em nós mesmos.

Artigo de Bárbara Gonçalves, CEO da Uau pelo mundo
Leia também Saiba como planejar a viagem de férias

Deixe uma resposta