Início Ecoturismo, Aventura e Esporte Parque Capivari prossegue projeto de modernização

Parque Capivari prossegue projeto de modernização

264
0
COMPARTILHAR

Um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão (SP), o Parque Capivari iniciou, recentemente, a segunda fase do projeto de modernização e otimização de seu espaço. Toda a área comercial da região e algumas atrações, como o pedalinho, já estão desativadas para o início das obras.

A primeira fase teve início no segundo semestre de 2019, contemplou uma reforma no estacionamento principal.

Um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão (SP), o Parque Capivari iniciou, recentemente, a segunda fase do projeto de modernização e otimização de seu espaço.

Nesta etapa, que vai até maio, o foco é revitalizar toda a urbanização inferior do local. Ela abriga a área principal do parque, o lago, a saída do teleférico e onde haverá o futuro palco para abrigar o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

Nas fases seguintes, serão implantadas as edificações e a revitalização do Morro do Elefante. Escolhidas por serem atrações que se destacam entre os visitantes da cidade.

Localizada a 1.628 metros acima do mar, Campos do Jordão é a cidade mais alta do País. É um dos principais destinos turísticos do estado de São Paulo, recebendo 4 milhões de visitantes ao ano.  O Parque Capivari é seu principal espaço público, localizado no centro turístico da cidade.

A partir de um processo de concessão promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, o consórcio Eco Parques se sagrou vencedor. Com isso, criou a empresa Eco Jordão, responsável pela implantação das melhorias e operação do equipamento.

O projeto está sendo realizado pela Natureza Urbana, escritório de arquitetura, urbanismo e planejamento estratégico, especialista na elaboração de projetos de equipamentos de uso público e que envolvam parcerias entre os setores público e privado.

O escritório participou, anteriormente, de diversos projetos de estruturação de parcerias público-privadas. Entre eles o Parque do Ibirapuera, Orla do Guaíba de Porto Alegre, Parque Nacional de Itatiaia, Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, da Universidade de São Caetano do Sul (USCS) e outros.

Um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão (SP), o Parque Capivari iniciou, recentemente, a segunda fase do projeto de modernização e otimização de seu espaço.

Segundo o sócio da Natureza Urbana, Pedro Lira, o novo projeto vai trazer ao local a atratividade necessária para melhor atender os mais de 4 milhões de turistas recebidos pela cidade anualmente, sendo 1,5 milhão deles apenas durante o inverno, quando a cidade torna-se um importante refúgio para quem quer curtir temperaturas mais amenas.

“A arquitetura irá interferir de forma positiva. De modo a promover a visitação sustentável do Parque Capivari, o que deve gerar ganhos significativos no turismo da região”, explica.

Hoje, o local abriga um lago, o teleférico e o pedalinho. E ainda recebe um trem turístico em que, no passado, visitantes desembarcavam ao utilizarem a Estrada de Ferro Campos do Jordão. Porém, a região se tornou pouco atrativa pela falta de manutenção e novos investimentos.

O atual projeto criado pela Natureza Urbana prevê a instalação de um novo modelo de teleférico, áreas comerciais mais modernas, sanitários e revitalização de toda a urbanização do parque, com novos atrativos, e do Morro do Elefante, com a construção de um novo mirante e novas instalações no platô.

Lira reforça que, com o projeto, o espaço será 100% qualificado, com mais opções de lazer para toda a família, atividades de aventura e indoor, todas interligadas à natureza. Além disso, o local passará a receber o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que acontece entre os meses de junho e julho.

Outro ponto a ser destacado será a apresentação dos Concertos Osesp. Eles passarão a acontecer em um palco que ficará dentro do lago do Parque. “O que vem pela frente vai impactar positivamente a região. Será transformador”, salienta o sócio da Natureza Urbana.

Leia também Suzano terá parque aquático Blue Beach em 2020

Deixe uma resposta