Início Artigos O papel do contador no mundo e no cenário corporativo atual

O papel do contador no mundo e no cenário corporativo atual

129
0
COMPARTILHAR

É interessante como ligamos determinados profissionais a certas atividades e acabamos assim ‘resumindo’ sua atuação apenas àquela determinada função. Um dos casos mais emblemáticos é o do contador, profissional que normalmente é lembrado quando os assuntos em pauta envolvem: abertura ou fechamento de uma empresa, quais impostos e taxas pagar ou para ‘rodar’ a folha de pagamento. Isso acontece particularmente no Brasil.

Apesar de o contador ser um especialista na saúde financeira das empresas, muitas vezes, por uma necessidade ou apenas para ‘economizar’, muitos empresários contratam pequenas frações dos serviços que podem ser prestados por esses profissionais. Isso acontece há tanto tempo, que acabou sendo incorporado à cultura corporativa brasileira.

Tanto, que não é surpresa se deparar com empreendedores, gestores e outros profissionais no mercado que não fazem ideia do quão estratégica pode ser a atuação de um contador.

Na realidade, os profissionais da área contábil são fundamentais para empresas, cujos dirigentes desejam uma gestão eficiente e voltada para o crescimento. Além de serem responsáveis pelas rotinas contábeis de um negócio, também estão habilitados para exercer atividades financeiras, atuariais, econômicas, patrimoniais, de controladoria e auditoria.

Isso significa que os contadores podem – e devem – atuar de maneira tática, fazendo avaliações aprofundadas da saúde da empresa, dando orientações sobre como corrigir problemas relacionados à gestão do negócio, apontando oportunidades de melhorias nos processos produtivos, destacando possibilidades de realização de novos negócios, enxergando diferentes conjunturas para a companhia e estabelecimento de parcerias fundamentais para o seu desenvolvimento, aquisição de empresas, redução de custos, etc.

Para servir ao propósito real da contabilidade, espera-se que os profissionais do setor ajudem e orientem empresas e empresários, depois de realizar um rigoroso diagnóstico, a tomar as melhores decisões com base na interpretação dos dados do próprio negócio, da situação do mercado e das previsões futuras em relação ao setor de atuação. O bom contador, inclusive, ajuda as empresas a entenderem as consequências futuras de decisões tomadas hoje, encoraja o empresário a pensar mais a frente.

O fato é que o profissional de contabilidade é indispensável no universo corporativo atual por sua versatilidade, criatividade e visão estratégica. Não há desenvolvimento de negócio que não passe pelas mãos de um contador, visto que ele é o profissional que deve indicar os caminhos para ganho de produtividade, economia de tempo e de recursos para as empresas.

Obviamente, há desafios a serem enfrentados e a necessidade de atualização é gigantesca, dado que todas as transformações tecnológicas, fiscais, legislativas, econômicas e tributárias impactam diretamente a atuação do contador. Da mesma forma, há avanços que também ajudam o contador a desempenhar suas atividades de forma cada vez mais planejada e estratégica. Com a evolução do cenário corporativo, as chances de que os contadores assumam posições cada vez mais importantes no jogo das negociações também cresce. Você está preparado para isso?

O papel do contador no mundo e no cenário corporativo atual

Artigo de Silvinei Toffanin e Márcia Abreu, sócios da Direto Group
Leia também Contador revela principais cuidados fiscais e contábeis para adquirir uma empresa