Início Agências de Viagem e TMCs O papel do agente de viagens na era tecnológica

O papel do agente de viagens na era tecnológica

0
COMPARTILHAR

Planejar uma viagem atualmente pode parecer muito mais fácil do que há 10 anos. São inúmeras opções de pesquisas, avaliações on-line e sites de compras. Mas, mesmo num mundo facilitado pela rapidez da internet, consultar um agente de viagens capacitado ainda faz a diferença.

Por isso, o trabalho do agente de viagens se mantém forte pois o atendimento personalizado faz grande diferença para o cliente. Este profissional evoluiu com o mercado. Hoje, se tornou um aliado para organizar os planos, entender as expectativas e elaborar roteiros personalizados.

O agente de viagens atual investe frequentemente em capacitação e treinamentos. Estuda novas técnicas para modernizar sua atuação e a gestão de sua agência. Pesquisa tendências de viagens, conhece destinos e agrega serviços.

Até mesmo as chamadas OTAs (Online Travel Agencies ou Agências de Viagens On-line, em tradução livre) contam com profissionais especializados em consultorias de viagens.

Mesmo com as novas formas de compra, as agências são responsáveis pelas vendas de 80% das viagens no país. Entre elas: 70% das passagens aéreas nacionais, 85% das passagens internacionais, 75% dos cruzeiros, 60% das reservas de hotéis, 90% dos pacotes turísticos e 28% das locações de veículos.

A Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV) recomenda que o consumidor que optar pelos serviços de uma agência de viagens consulte se a empresa possui Cadastur.

Este registro é emitido pelo Ministério do Turismo e atesta a legalidade de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, entre elas, as agências de viagens. Veja, a seguir, cinco motivos para falar com um agente para planejar a sua próxima viagem.

Praticidade

O profissional tem o conhecimento e as ferramentas necessárias para fazer as pesquisas. Com ele melhor pode indicar as opções que se encaixam no orçamento da viagem.

Com o agente de viagens, o consumidor encontra, em um único lugar, meios para comprar pacotes, reservar passagens e hotéis. Além de contratar seguros, locar automóveis ou providenciar traslados.

Pode ainda adquirir passeios extras, viajar em cruzeiros, entre outros produtos e necessidades que, em uma compra direta, exigiria do viajante a consulta com diversas empresas independentes.

Especialização

Viajar, hoje, vai muito além de conhecer um lugar que milhões de pessoas também visitam. Os apaixonados por viagens estão, constantemente, em busca de experiências diferentes.

De olho nessa tendência, existem muitas agências de viagens especializadas em nichos. Entre eles: ecoturismo, turismo religioso, de aventura, LGBT, de luxo, gastronômico, cultural, pet friendly, entre outros.

Consultoria

Contar com um agente de viagens pode ir muito além de comprar um pacote ou fazer uma reserva. Em uma boa conversa com o profissional, ele avalia o perfil do viajante, entende seus hábitos e necessidades. Pode também estudar o orçamento disponível e dar inúmeras recomendações para tornar uma viagem muito mais especial.

Resumindo. Quer saber qual o dia mais barato para visitar o Museu do Louvre ou a melhor época para ver as auroras boreais na Lapônia? O agente de viagens sabe e vai indicar.

Adaptação

Se o interesse do consumidor não for uma viagem de lazer, e sim, de negócios, o agente de viagens pode fazer recomendações para tornar a viagem mais eficiente.

Existem, ainda, as agências especialistas em viagens corporativas, as chamadas TMCs (Travel Management Companies, ou Empresas de Gerenciamento de Viagens, em tradução livre) que promovem as melhores soluções para viagens corporativas e de incentivo.

Solução de problemas

Você chegou ao hotel e não encontraram a sua reserva? Seu voo foi cancelado? Um desastre natural obrigou o resort a fechar por tempo indeterminado? Não há motivos para se preocupar em falar com cada empresa que compõe a viagem.

O agente fará a intermediação no processo de reembolso ou remarcação de datas, conforme a recomendação dos fornecedores contratados, e te manterá sempre atualizado.

Leia também Como se vive a experiência de viajar de avião em 2019

Deixe uma resposta