Início Especial Covid-19 Negócios on-line no Brasil: transformação ou aceleração digital? 

Negócios on-line no Brasil: transformação ou aceleração digital? 

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Preparadas ou não, desde março de 2020 as empresas brasileiras precisaram se adequar rapidamente ao ambiente digital se quisessem manter a produtividade e, principalmente, a rentabilidade.

Com a pandemia de Covid-19 avançando em todo o mundo e a necessária recomendação de isolamento social para conter a doença, as organizações tiveram que adaptar processos ao mesmo tempo que seus clientes passaram a utilizar cada vez mais os canais on-line. Antes imaginado como futurístico, o conceito de transformação digital tornou-se realidade rapidamente – a ponto de muitas acelerarem essa digitalização.

É um assunto que realmente tirou os empresários da zona de conforto e os obrigou a adotar medidas rápidas. Uma pesquisa da ITTrends no Brasil mostra que nove em cada dez executivos (92%) reconheceram que a pandemia agilizou o processo de transformação digital em suas empresas.

O cenário não é muito diferente no exterior. Levantamento global da consultoria IFS indica que 70% das organizações aumentaram ou mantiveram as despesas relacionadas à digitalização durante a pandemia, mesmo com toda a incerteza econômica provocada pela doença.

A questão é que muitos ainda pensam que transformação é simplesmente adotar inúmeras soluções tecnológicas em seus processos, esperando que num passe de mágica elas tragam o resultado esperado. É preciso desmitificar o tema.

Transformação digital de verdade é o meio que uma empresa adota para criar um modelo de negócio ou reduzir despesas, ganhando eficiência operacional e produtividade a partir da adoção de tecnologia. Em suma: não basta contratar os melhores recursos; é preciso que eles se conectem e estejam alinhados aos objetivos da companhia.

Dito isso, é preciso reconhecer que, no Brasil, existem empresas que ainda estão engatinhando na jornada de transformação digital. Havia organizações que não sabiam como iniciar esse processo justamente porque não enxergavam o ambiente digital como prioridade em suas estratégias de negócios.

Negócios on-line no Brasil transformação ou aceleração digital

Como o dia a dia passou a depender mais desses sistemas tecnológicos, finalmente passaram a ser percebidos como prioritários mesmo que de forma improvisada.

Em contrapartida, quem iniciou a transformação digital antes da pandemia de Covid-19 e se mostrou antenado às tendências tecnológicas do seu segmento, vem demonstrando melhor desempenho mesmo com o avanço da doença.

São empresas que entendem a importância das soluções tecnológicas no dia a dia do negócio e conseguiram se adaptar à nova realidade provocada pelo novo coronavírus. Nos próximos meses, elas levarão esse modelo adiante, atraindo novos clientes e receitas.

Essa aceleração digital exige novos cuidados por parte dos empresários. Os processos internos podem estar alinhados e as soluções tecnológicas entregam o que prometem, mas há uma visão de todo o negócio? Os sistemas estão conectados e oferecem inteligência aos gestores? Há uma política clara de boas práticas em relação à tecnologia? É um próximo passo na estratégia.

Só é possível acelerar a digitalização de um negócio quando as soluções estiverem interligadas entre si e, principalmente, entre a cultura e governança da empresa. É preciso garantir uma infraestrutura que dê escalabilidade e conte com APIs para realizar essa conexão sem prejudicar a operação.

A pandemia de Covid-19 escancarou a necessidade de transformação digital no ambiente corporativo, e o que se vê atualmente são duas situações distintas. Enquanto uns ainda iniciam a jornada, outros se preparam para a acelerar a digitalização.

Em ambos os casos, entretanto, é preciso ter planejamento, estratégia e, principalmente, parceiros que possam integrar inteligência tecnológica ao negócio.

Artigo de Diogo Lupinari, CEO e cofundador da Wevo
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