Início Cultural MuBE inaugura mostra panorâmica inédita da artista Amelia Toledo

MuBE inaugura mostra panorâmica inédita da artista Amelia Toledo

33
0
COMPARTILHAR

O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia inaugurou, em abril, a exposição “Amelia Toledo: Paisagem Cromática”. A ideia foi uma sugestão dada em 2019 pelo Paulo Mendes da Rocha, arquiteto responsável pelo premiado edifício-sede do museu.

MuBE inaugura mostra panorâmica inédita da artista Amelia Toledo

Esta mostra traz para o público um novo recorte da obra produzida ao longo de toda a extensa e profícua carreira da artista, cuja poética aborda, entre outros temas, os principais assuntos de interesse do MuBE: a escultura e a natureza. Com entrada gratuita, a exposição conta com mais de 100 obras, muitas das quais interativas. Ela estará em cartaz no MuBE até 4 de agosto de 2024.

“Percebemos, na arquitetura do MuBE, muitas referências metafóricas à ideia de construção primordial. A galeria subterrânea como gruta, o pórtico de concreto como releitura de Stonehenge… Já no trabalho plástico de Amelia Toledo, justamente, a força mineral da natureza comparece como elemento decisivo. Tanto na materialidade quanto na lógica de ordenamento das coisas. Mas se combina, ao mesmo tempo, a uma trama artesanal do fazer que dota suas pedras de afeto e fantasia, convertendo-as em moléculas estranhas, colmeias, conchas, bolhas de sabão e energia”, afirma Guilherme Wisnick, consultor curatorial do MuBE, responsável pela indicação dos curadores da mostra Daniela Gomes Pinto e Fernando Limberger.

Algumas das obras presentes nesta exposição serão vistas pelo público pela primeira vez. Esse é o caso de “Cachoeira de Amor” e “Praça do Céu”, instalações criadas originalmente para uma residência em São Paulo. Com de 3 metros de altura e 9 metros de diâmetro, a obra “Marco para a cidade de São Paulo”, que será apresentada na área externa do MuBE, é também inédita.

MuBE inaugura mostra panorâmica inédita da artista Amelia Toledo
Esfregaço

A expografia, assinada por Anna Helena Villela, contribui para ressaltar a questão dos elementos da natureza presentes na obra de Amelia Toledo, ao cobrir o piso do museu temporariamente com areia.

“Se a matemática é a linguagem fundamental da natureza, a natureza, para Amelia Toledo, precede a matemática, se sobrepõe a ela, a ultrapassa. São a inteligência e a intuição da pedra que orientam os materiais, as estruturas, as cores, as coisas, e até os seres humanos”, comentam os curadores da mostra.

MuBE inaugura mostra panorâmica inédita da artista Amelia Toledo
Caminho das cores no escuro

Exposição “Amelia Toledo: Paisagem Cromática”

Exibição: Até 4 de agosto de 2024

Local: Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE)

  • Rua Alemanha 221, Jardim Europa, São Paulo-SP (terça a domingo).
  • Av. Europa 218, Jardim Europa, São Paulo-SP (quarta a domingo)

Horário de funcionamento: 11h às 18h. Última entrada às 17h30

Entrada gratuita

Leia também Arraial Estrelado 2024 levará a festa de São João para o Ibirapuera