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Mastercard aumenta a segurança dos pagamentos on-line na América Latina e no Caribe

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A Mastercard anunciou que ampliará seus esforços para aumentar o número de bancos, varejistas e parceiros que utilizam seus serviços de segurança na América Latina e no Caribe. O objetivo é aprimorar a confiabilidade dos pagamentos on-line e melhorar a experiência do consumidor.

Isso ocorre num momento crucial para a América Latina e o Caribe, onde o comércio eletrônico vem ganhando espaço. A demanda por e-commerce na região cresceu de 126 milhões de pessoas em 2016 para 156 milhões em 2018. As vendas on-line acompanharam o mesmo ritmo de crescimento. Foram de US$ 40 bilhões em 2016 para US$ 80 bilhões em 2018. Esse fato aumentou a expectativa em relação à segurança e conveniência dos pagamentos on-line.

A ideia é formar parcerias para diminuir riscos

Para acelerar a adoção de tecnologias necessárias para garantir a segurança do ambiente de comércio eletrônico, foi criada uma Abordagem de Segurança Digital (Digital Security Roadmap). Ela oferecerá um conjunto de iniciativas e ferramentas para bancos e varejistas da região aprimorarem suas soluções de segurança.

A colaboração na indústria se dará por meio de parcerias com governos e reguladores, oficinas educacionais com bancos e e-commerce e a introdução de tecnologias e serviços de ponta relacionados à segurança on-line. 

Segundo Jeff Wilson, vice-presidente executivo de serviços da Mastercard, “conforme o e-commerce cresce na região, queremos passar da segurança on-line defensiva para a ofensiva. Vamos promover a adoção das mais recentes tecnologias, ajudando a reduzir níveis de fraude. E, assim, garantir a melhor experiência para o consumidor”.

De acordo com Wilson a abordagem se concentrará na aceleração da adoção de tecnologias de autenticação e tokenização em 2019.

Elas permitem aos estabelecimentos comerciais e bancos saberem se os compradores on-line são quem eles dizem ser.

Ferramenta usa inteligência artificial

Uma das novas tecnologias em autenticação que a Mastercard disponibiliza para os bancos é um serviço baseado em inteligência artificial. A solução (chamada de Decision Intelligence) foi criada para medir o nível de risco de uma transação. Ela ajuda os bancos a melhorarem a precisão nas confirmações de pagamento.

Outra solução, já presente no Brasil, permite que os consumidores não precisem fazer nada quando o cartão expirar. A Mastercard envia com segurança as informações atualizadas do novo cartão aos seus estabelecimentos comerciais de preferência. Se solicitado pelo consumidor, bloqueará essas transações se elas não forem mais relevantes.

Considerando o crescimento das compras on-line, a tokenização dinâmica também é essencial para os estabelecimentos comerciais que armazenam as informações dos cartões dos consumidores em seus sistemas on-line.

A tecnologia de tokenização pode ajudá-los a proteger esses dados pessoais, substituindo-os por um número alternativo (o token), que é um conjunto de 16 dígitos que emula o número real do cartão e pode ser usado apenas uma vez.

No caso de vazamento de dados, fraudadores só teriam acesso ao token em vez das informações de pagamento do consumidor. Com isso há redução na probabilidade de fraude.

“Estamos empolgados em implementar e promover nosso abordagem de segurança digital, com nossos parceiros. Pelo fato de contarmos com uma gama de soluções para o moderno cenário de pagamentos, estamos numa posição ideal para continuar proporcionando experiências de pagamento perfeitas para os nossos consumidores. Tanto off-line quanto on-line, além de continuar inovando em segurança”, completou Jeff Wilson.

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