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Marketing digital é uma das chaves para impulsionar as vendas de pequenas e médias empresas

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O mundo está totalmente conectado na internet, seja para interagir ou para conseguir mais informações sobre determinado assunto. Para as pequenas e médias empresas, o ambiente virtual se tornou assim uma das chaves para melhorar suas vendas e conquistar novos mercados.

De acordo com o Estudo Digital 2022, da Global Overview Report, o mundo se aproximou da marca de 5 bilhões de pessoas que acessam as redes sociais regularmente, representando 63% da população mundial.

Segundo a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Venda no Brasil, atualmente, 94% das empresas brasileiras escolheram o marketing digital como sua principal estratégia para crescimento.

De acordo com o CEO e fundador da iNexxus – agência de marketing de performance que atua no mercado publicitário e corporativo – Rener Moronta Baptista, o marketing digital se tornou um pré-requisito básico para todas as empresas. “Muito mais do que alavancar vendas e fazer propagandas, o marketing digital é uma das chaves para agregar valor às marcas e reforçar seus respectivos posicionamentos, conquistando e fidelizando novos clientes.”

Impulso para as PMEs

O marketing digital é importante para as pequenas e médias empresas pelo fato de gerar impulsos ao negócio, como no seu alcance global, permitindo dessa forma que a marca conquiste o seu cliente em todo mundo, ampliando sua base e possibilitando novas oportunidades de negócio.

“Além disso, o marketing digital permite que as PMEs meçam o desempenho de suas campanhas de forma precisa, ajustando suas estratégias de acordo com os resultados. Também é possível segmentar e personalizar suas campanhas para diferentes públicos-alvo, aumentando a eficácia das campanhas”, comenta Rener.

Utilizar uma estratégia de marketing digital faz com que a marca interaja mais com os seus clientes, através de canais como as redes sociais e e-mails.

Benefícios

Um dos principais benefícios gerados pelo marketing digital a uma PME é no aumento da sua visibilidade. Isso pode ser feito através de técnicas de SEO e publicidade on-line, ajudando assim a aumentar o tráfego do site e, consequentemente, atrair novos clientes.

“O marketing digital permite que as PMEs sejam flexíveis em suas estratégias, para que elas possam facilmente adaptar-se às mudanças do mercado, ficando sempre atualizadas”, explica o CEO e fundador da iNexxus.

Rener também destaca que uma das maiores vantagens ao utilizar o marketing digital é a oportunidade de crescimento que é gerado. “O meio oferece oportunidades de crescimento para as PMEs, permitindo expandir seus negócios e portanto alcançar novos mercados.”

Investimento e serviços

Os serviços que uma PME pode contratar para sua estratégia de marketing digital são variados, como a criação e otimização de sites; gerenciamento de mídias sociais; tráfego pago; otimização de mecanismos de busca (SEO); e-mail marketing; marketing de conteúdo e análise de dados.

“O investimento necessário para iniciar uma estratégia de marketing digital varia dependendo do tamanho e do objetivo da empresa, bem como dos serviços de marketing escolhidos. Em geral, é esperado que o empreendedor invista em um pacote de serviços de marketing digital, como a criação de um site, gerenciamento de mídias sociais, tráfego pago, SEO e outros”, detalha Baptista.

O executivo também ressalta que o retorno sobre o investimento (ROI) varia dependendo da estratégia escolhida, da empresa e do mercado. “Alguns métodos de marketing digital podem trazer retornos rápidos, enquanto outros podem levar mais tempo para gerar resultados. No entanto, o investimento em marketing digital é considerado uma das chaves para aumentar o faturamento e crescer a empresa.”

Case de sucesso

Rener cita que, atualmente, cerca de 70% dos atuais clientes da empresa são PMEs e que eles já tiveram excelentes resultados. A marca tem como um dos seus cases de sucesso o Rancho do Cabeça. A empresa passou a trabalhar com a agência em 2018, quando ainda faturavam cerca de R$ 30 mil por mês e funcionavam apenas dois dias na semana.

“Começamos o planejamento investindo cerca de R$ 1.500 por mês, eles tinham apenas 3 mil seguidores em suas redes sociais (Facebook e Instagram). Pouco mais de um ano depois eles já estavam investindo cerca de R$ 12 mil por mês, passaram assim a atender todos os dias da semana e o faturamento foi para cerca de R$ 350 mil por mês com 30 mil seguidores no Instagram e 40 mil seguidores no Facebook”, detalha Rener.

O CEO da iNexxus ainda conta que eles fizeram um trabalho de social media, tráfego pago e criaram todo o processo de estratégia de captação e estratégia comercial. “Inclusive, hoje a empresa tem mais de uma unidade e tem pensado em expandir no modelo de licença, já estamos conversando sobre isso e formatando o modelo de negócio. Essa etapa é uma das chaves mais importantes de todo o processo.”

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