Início Cultural Maria Fumaça no roteiro das férias

Maria Fumaça no roteiro das férias

415
0
COMPARTILHAR

As férias do meio do ano são uma boa oportunidade para curtir um descanso e mudar de ares. Uma opção que combina entretenimento e acesso a um pedaço da história do Brasil é o passeio pela Maria Fumaça, na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais.

A programação de julho conta com saídas extras para atender a maior demanda de turistas que transitam entre São João Del Rey e Tiradentes. O trem proporciona momentos imperdíveis para quem deseja conhecer um pouco mais da cultura de Minas Gerais.

A Maria Fumaça que faz o trajeto entre as cidades é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm. A composição tem capacidade para transportar até 250 passageiros.

O passeio de 12 quilômetros passa pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Cada percurso dura cerca de 50 minutos.

A Maria Fumaça conta com um vagão modificado para facilitar o acesso de cadeirantes. A entrada e uma rampa nas estações têm melhorado não só a locomoção de pessoas com deficiência como também o acesso dos idosos.

História

A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II. Ela cruza rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX.

No trajeto é possível avistar belas paisagens, como o Rio das Mortes e a Serra de São José. Eles ficam numa área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes.

A estação de São João Del-Rey é uma atração à parte. No prédio, também construído no século XIX, funciona o Museu Ferroviário inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas.

O acervo reúne objetos que contam a história da ferrovia no Brasil e na região, como a EFOM nº 1, a primeira locomotiva da ferrovia. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.

Um dos principais atrativos da região, a locomotiva a vapor roda normalmente nas sextas-feiras, sábados e domingos. Desde 2001, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) é responsável pela manutenção e operação das estações de São João Del-Rei e Tiradentes.

As tarifas do passeio custam R$ 70 somente ida e R$ 80 para ida e volta. Estudantes com carteirinha válida, crianças de 6 a 12 anos e adultos com mais 60 anos têm direito à meia-entrada. Mais informações sobre a Maria Fumaça em São João Del-Rey/Tiradentes: Tel. (32) 3371- 8485 http://www.vli-logistica.com/pt-br/trem-turistico

Museu Ferroviário de São João Del Rey

De quarta a domingo, das 8h às 18h

Estações de São João Del Rey e Tiradentes

Quarta a sábado: 8h às 12h e 13h às 17h

Domingo: 8h às 12h

Leia também Tiradentes tem várias opções de trilhas e caminhadas

Deixe uma resposta