Início Nacionais Inverno na Serra Gaúcha começa com redução no ticket médio e aumento...

Inverno na Serra Gaúcha começa com redução no ticket médio e aumento nas compras on-line

240
0
COMPARTILHAR

A alta temporada de inverno na Serra Gaúcha iniciou apresentando redução no ticket médio dos turistas, além de aumento nas compras on-line.

É o que revelam dados levantados pela Planne, startup que desenvolve soluções de e-commerce para cerca de 100 empresas de Gramado e Canela. Os números da Planne mostram como tem sido o comportamento dos turistas neste início de inverno, sinalizando assim as tendências para a temporada.

“Mesmo com aumento de 11,7% na procura pelo destino Serra Gaúcha, a temporada de inverno deste ano deve ser 5% menor se comparada ao mesmo período de 2022. O principal motivo para isso é que os turistas estão gastando menos, com redução de aproximadamente 15% no ticket médio”, explica Gregório Nardini, CEO da Planne.

Segundo Nardini, a maioria dos estabelecimentos que utilizam as plataformas da Planne para vendas tiveram redução no ticket médio, sendo a mais relevante no segmento de restaurantes tradicionais, com decréscimo de 21,2% no valor médio gasto por compra. “Esses restaurantes, por outro lado, aumentaram as vendas online em 38,4%. No quadro geral, houve aumento de 11,7% no volume médio de compras em estabelecimentos que utilizam as plataformas da Planne”, observa.

O tipo de estabelecimento mais afetado com a mudança de comportamento do consumidor nesta temporada de inverno são os chamados restaurantes temáticos. “Os restaurantes temáticos tiveram redução de 2,2% no volume de vendas e decréscimo de 6,3% no ticket médio. Isso fez portanto com que os faturamentos médios caíssem em média 8,4%”, acrescenta Nardini.

A região Sul segue sendo a principal consumidora da Serra Gaúcha, representando 43,5% do público em junho, com aumento de 10,3% comparado ao ano anterior. Em segundo lugar aparece a região Sudeste, com 31,3% dos turistas e aumento de 3,7% comparado com 2022. “Em praticamente todas as regiões houve aumento na procura pelo destino, com exceção da região Norte, que teve redução de 8,5%”, completa Gregório Nardini. Referência em tecnologia para vendas online no setor de entretenimento e turismo, a Planne é uma startup nascida em Gramado, com colaboradores em diversos estados.

Leia também Enoturismo representa 33% do faturamento da Vinícola Bebber