Início Agências de Viagem e TMCs Grupo Tour House promove workshop sobre equidade de gênero no mercado de...

Grupo Tour House promove workshop sobre equidade de gênero no mercado de trabalho

78
0
COMPARTILHAR

Na manhã de sexta-feira, 13 de maio, o Comitê ESG do Grupo Tour House realizou workshop on-line e aberto ao público, como parte de uma série de eventos programados. ‘Equidade de Gênero no mercado de trabalho: responsabilidades e remuneração’ foi o tema do encontro, apoiado pelo Grupo Mulheres do Brasil.

A condução coube à advogada Lígia Paula Pinto. Michel de Jesus, Account Manager da Tour House Corporativo e membro do Comitê ESG, ancorou o evento. A palestrante, doutora em Direito Comercial pela USP, professora e pesquisadora da FGV e da FACAMP, pontuou no início da exposição que a paridade salarial entre homens e mulheres piorou, durante e depois da pandemia.

Mencionou o aumento de mulheres sem cônjuges e, também, de crianças desprovidas do nome paterno. “A mulher, quando só, recai sobre ela a responsabilidade de cuidar dos filhos. Na pandemia, a situação foi agravada com o fechamento das escolas e aumento das demissões – especialmente no mercado de trabalho doméstico. Por um lado, o empreendedorismo por necessidade aumentou, mas o consolidado diminuiu. E as mulheres foram as mais prejudicadas”, diz a palestrante.

A disparidade de gênero, das mulheres em relação aos homens, especialmente quanto à admissão no mercado e ao salário recebido, ocorre em todas as áreas. A começar pela de tecnologia, a que mais cresce no mundo, onde as mulheres são apenas 20%.

Na área do direito, cresceu o número de mulheres habilitadas, com aproveitamento escolar melhor que o dos homens, mas no mercado de trabalho não têm as mesmas oportunidades nem paridade salarial. Cita dados de pesquisa realizada por ela, nos 10 escritórios de advocacia mais destacados da America do Sul, onde o comando das organizações e as melhores remunerações são majoritariamente masculinas.

O workshop, no seu todo, foi muito instigante e esclarecedor. Temas como licença maternidade (e paternidade, também) mereceram abordagem sucinta, porém suficiente para incitar a reflexão. Doutora Lígia contou o caso de um convite que recebeu para um happy-hour entre mulheres, numa charutaria badalada de São Paulo. Considerando que esse é um ambiente onde predomina a presença de homens, a ideia era serem vistas por eles. E, assim, mostrar que não faz sentido serem discriminadas por esse motivo estereotipado.

A íntegra do workshop ‘Equidade de Gênero no mercado de trabalho: responsabilidades e remuneração’, que durou uma hora, pode ser acessada pelo link https://youtu.be/QT01dpMYCF0. O 3º workshop da série ocorrerá dia 27 de maio, também das 8h30 às 9h30. Tema: ‘Desafios da Mulher líder no mercado de trabalho’, conduzido por Chieko Aoki, presidente do Blue Tree Hotels.

Leia também Grupo Tour House discute preconceito via linguagem

Deixe uma resposta