Início Alimentos e Bebidas Gin, bebida famosa nos anos 80, volta nos drinks

Gin, bebida famosa nos anos 80, volta nos drinks

316
0
COMPARTILHAR

Muito famoso na década de 80, o Gin caiu no esquecimento nos anos 90, dando espaço principalmente ao Whisky e à Vodca. O que fez com que esse clássico voltasse com tudo no mundo inteiro? A resposta está na sofisticação aliada à baixa caloria deste tipo de bebida.

De origem holandesa, o Gin foi criado como um medicamento diurético a base de óleo essencial de zimbro, no século 16. Mas não resultaram em grandes benefícios para os pacientes.

Porém, agradou e muito como bebida, sendo disseminada pelos soldados ingleses que lutaram pela Europa na guerra dos 30 anos. Eles usavam para espantar o frio e se aquecerem.

E foi na Inglaterra, que o aromático destilado fez sucesso e história. Os ingleses começaram a produzir seu próprio Gin, criando assim o estilo London Dry, considerado atualmente o estilo clássico.

Há várias formas de preparar drinks com Gin

Gin, bebida famosa nos anos 80, volta nos drinks

Hoje, o Gin é dividido em cinco grandes grupos classificados pela família aromática dos ingredientes utilizados em suas notas botânicas. São eles: Clássico – aqueles predominantes de zimbro com um ligeiro toque cítrico e picante, como Seagram`s, Plymouth, Tanqueray ou 209; Cítrico – no paladar tem aromas e notas de sabor tais como laranja, limão, grapefruit ou tangerina, como o Tanqueray Ten e Larios Londres; Herbais – notas marcantes de ervas como tomilho, hortelã, alecrim, manjericão, como Gin Mare e Blackwoods; Floral – preparado com flores e frutos como rosas, flor de uva verde, cassis, violeta, uva verde, jasmim e papoula, como G’Vine Floraison, Fifty Pounds ou Geranium; e Aromático – reforçado de especiarias como coentro ou erva do espírito santo, além de raiz de lírio, canela, cardamomo, pimentas dos mais variados tipos e noz-moscada, como Magellan, Citadelle e Brecon.

Negroni, Gin Tônica, French 75 e Dry Martini, são alguns dos drinks que levam o Gin em sua composição, presentes nos bares, baladas, festas, casamento e despedidas.

Por ser uma bebida refinada, deve ser servido em recipiente à altura. Hoje no mercado são diversos os modelos de taças e copos desenvolvidos para estes drinks.

Segundo, Amanda Magalhães, especialista em eventos da Personalizar É, o Gin tem marcado presença em muitas despedidas, principalmente entre o público feminino.

Mulheres, em sua maioria, gostam de bebidas requintadas e mais elaboradas, e com as Taças de Gin, elegantes e chamativas, tem sido notório a quantidade de noivas optando pelo Gin e por taças personalizadas com Bride e Team Bride ou Bride Squad, gerando uma brincadeira entre as convidadas.

Leia mais sobre o setor de alimentos e bebidas

Deixe uma resposta