Início Eventos Fórum Paraná Turístico apresenta panorama do setor

Fórum Paraná Turístico apresenta panorama do setor

521
0
COMPARTILHAR

O Paraná recebe cerca de um milhão de turistas internacionais por ano, de acordo com o anuário de estatísticas do Ministério do Turismo, apresentado pelo ex-ministro do Turismo, Luiz Barretto, no Fórum Paraná Turístico, evento realizado pelo Conselho Paranaense de Turismo, no Sebrae/PR, no início do mês, em Curitiba, para um público de 150 pessoas.

Ainda segundo o especialista no tema, 82% das empresas de turismo do Paraná optaram pelo Simples Nacional, o que significa que esta área está sobretudo sob o olhar de empresários de micro e pequenas empresas.

O setor é responsável por 6,2% dos empregos gerados no Paraná. Entre as principais tendências do turismo, o ex-ministro apontou uma lista longa e diversificada: consumidores conectados, vida saudável, vida ética, compras reinventadas, mais foco na experiência, turismo como retiro de classe média, e mudança das fronteiras de mercado.

Viajar é um dos principais sonhos cotidianos do brasileiro. Mas o acesso a mais informações o tornou muito mais exigente. Por isso é tão importante estar atento, com apoio de tecnologias, mas também ser hospitaleiro e humanizar o atendimento”, avalia o ex-ministro.

Ilha do Mel

Você conhece o menu de travesseiros?

Se você respondeu sim, é porque é um viajante de destinos de luxo, tema apresentado no encontro pela diretora executiva da Brasilian Luxury Travel Association, Simone Scorsato. Segundo a especialista, o turista de luxo busca experiência, qualidade, exclusividade, sofisticação e, sobretudo, a autenticidade.

“O fator surpresa e o legado são outros dois quesitos que elevam a percepção no turismo de luxo. O lugar às vezes é tão incrível que você nem quer sair dali”, explica Scorsato.

Corredor Iguaçu

Além das palestras e painéis, representantes do governo e do Sebrae/PR assinaram o acordo de resultados do Investe Turismo do Paraná, um projeto para trabalhar a formatação de produtos e a promoção do Corredor Iguaçu, uma rota turística que liga Paranaguá a Foz do Iguaçu, passando por Morretes e Curitiba, lançado em junho deste ano.

Projeto do governo federal, por meio do ministério do Turismo, com Sebrae Nacional, o Investe Turismo priorizou algumas rotas no Brasil, para a promoção do País no mercado de turismo internacional.

Morretes

“Não são rotas escolhidas pelos estados. É o próprio governo quem decide, levando em conta a atratividade para o mercado internacional. Por isso, é um projeto que leva a campo os melhores jogadores do País, ou seja, os destinos mais procurados pelos viajantes”, explica Patricia Albanez, consultora do Sebrae/PR, destacando os municípios que compõem a rota: Paranaguá, Morretes, Curitiba e Foz do Iguaçu.

O Paraná tem o 4º maior fluxo de turistas do Brasil. O Estado também possui o 3º principal destino de lazer de mercado internacional, que é Foz do Iguaçu, além do 3º destino nacional de negócios e eventos do País, que é Curitiba.

Leia também Brasil terá escola de turismo focada em inovação

Deixe uma resposta