Início Cultural Festival Kumbh Mela é o maior encontro de fé do mundo

Festival Kumbh Mela é o maior encontro de fé do mundo

0
COMPARTILHAR

O festival Kumbh Mela acontece na Índia quatro vezes a cada 12 anos. Os encontros reúnem mais de 70 milhões de pessoas de todas as partes do mundo. Em fevereiro, será realizado novamente na confluência dos rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati.

O evento acontece na cidade de Prayagraj, que se prepara para receber de 15 a 20 milhões de visitantes nos primeiros dias de celebração na mais impressionante estrutura montada para o festival, que fez surgir, praticamente do nada, uma das maiores cidades da Índia.

Até 30 milhões de pessoas devem comparecer para os dias mais auspiciosos de banho. O encontro termina no dia 4 de março. A época e duração do Kumbh Mela são definidas pelo alinhamento dos planetas e pelo movimento de Júpiter pelo Zodíaco.

A História do Festival Kumbh Mela       

De acordo com o hinduísmo, deuses e demônios guerrearam por causa de um pote que continha o néctar da imortalidade. Durante a briga, algumas gotas caíram em quatro cidades na Índia: Prayagraj, Ujjain, Nasik e Haridwar, onde o Kumbh Mela acontece sucessivamente.

Em uma demonstração de fé emocionante, os milhões de peregrinos reúnem-se para se purificar nas águas sagradas. Eles acreditam estar se livrando dos pecados cometidos nesta encarnação e em todas as vidas passadas, de acordo com os preceitos da religião.

Segundo a mitologia, o evento está inserido nos livros sagrados hindus. Seus rituais já lotavam as margens dos rios do subcontinente indiano séculos antes de Cristo. O primeiro registro escrito só foi feito no século 7 d.C. pelo viajante chinês Hiuen Tsiang. Naquele período, ele calculou 500 mil pessoas presentes no evento.

Presença de brasileiros

A agência de viagens Teresa Perez Tours criou um roteiro especial para proporcionar essa experiência a viajantes brasileiros. A viagem acontece de 5 a 14 de fevereiro. O roteiro inclui diversos outros lugares do país. O início será em Delhi, passando por Prayagraj e pela cidade sagrada de Varanasi.

Um dos destaques da jornada será a companhia do jornalista Arthur Veríssimo. Ele é apresentador e profundo conhecedor da Índia e suas tradições. Já esteve por 20 vezes incluindo seis passagens pelo Kumbh Mela. Ele é autor de inúmeros livros, entre eles o Karma Pop. Em 40 anos de viagens e pesquisas in loco conheceu a fundo diversas manifestações religiosas, xamânicas e coletivas pelo planeta.

Durante o festival, o grupo de viajantes terá a experiência de se hospedar em glampings, acampamento que une conforto e sofisticação, especialmente projetado para o Kumbh Mela, com  vistas espetaculares para os rituais.

Em Old Delhi, o grupo visita a Mesquita Jama Masjid, uma das maiores de toda a Ásia, e o Forte Vermelho, símbolo do poder Mongol. O mercado Chandini Chowk e o Raj Ghat, memorial dedicado a Mahatma Gandhi, também estão no roteiro do grupo. Estão programados também passeios de barco no rio Ganges e visita a Sarnath, um dos mais importantes centros budistas do planeta.

Deixe uma resposta