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Ex-camelô faz sucesso com hotel no litoral do Ceará

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Impossível conhecer José Mamede Rebouças de Oliveira (ou, simplesmente, Mamede) e não se contagiar com seu entusiasmo. Seja para mobilizar os colegas empresários, receber os turistas ou incentivar os bugueiros do Ceará a atuar de forma profissional, o sorriso e o bordão “Alegria, alegria” são suas marcas registradas.

Ele começou a trabalhar muito cedo e hoje empreende no turismo, na praia de Águas Belas, em Cascavel, no Ceará.

Mamede já ajudava o pai no comércio aos 12 anos

Filho de uma artesã e um comerciante de materiais de construção, Mamede começou a ajudar no negócio aos 12 anos. Trabalhou com o pai até se emancipar. Depois, se tornou camelô no centro de Fortaleza, capital do Ceará, para se manter na cidade grande e estudar.

“Minha história é a dos brasileiros que vão à luta e acreditam na força do trabalho. Venho de uma família pobre, com 10 filhos. Meu pai tinha um pequeno depósito de materiais de construção e minha mãe trabalhava com artesanato. Desde pequeno, precisei ajudar no sustento da família. Trabalhei medindo cal, fazendo carvão, batendo tijolo na olaria e cavando areia. Depois, fui trabalhar como camelô, no centro de Fortaleza, e estudar na escola técnica”, conta.

Um tempo depois, já casado com Maria das Dores Rodrigues (Dorinha, seu braço direito nos negócios), abriu sua própria loja, mas não teve sucesso. Então, montou uma pequena construtora e foi trabalhar com calçamento.

“Eu sempre fui muito pobre, me formei na universidade da fome. Mas, dizia para minha mulher que um dia a gente ia ter uma casa na praia”. O sonho começou a se concretizar no ano de 2000, quando ele conseguiu adquirir um pequeno terreno em Cascavel, no litoral leste do Ceará, a cerca de 60 quilômetros de Fortaleza.

Começo difícil

Insatisfeito com os rumos do negócio de construção, ele começou pensar em empreender no ramo do turismo. Em 2004, o negócio da pousada teve início, com 12 chalés, que funcionavam aos finais de semana.

Depois, começou o serviço de restaurante, para atender melhor os clientes. Hoje, o hotel tem 48 apartamentos. Com bom humor, o empresário conta as dificuldades que enfrentou.

“Quando perguntavam qual era meu tarifário, não sabia responder. Não tinha modelo, nunca tinha me hospedado em lugar nenhum do mundo. Chamava café da manhã de merenda. Pra saber como preparar nosso primeiro café na pousada, fui `brechar` a pousada vizinha (brechar, no linguajar no Ceará, significa espionar, bisbilhotar). Mais tarde, descobri que isso se chama benchmarking, mas, abri meu negócio na raça e na intuição”, conta ele, se divertindo.

Início foi difícil

Quando começou a receber os primeiros hóspedes, Mamede percebeu que precisava de orientação para o negócio. Foi então que procurou o Sebrae e passou a integrar o programa Selo de Qualidade em Serviços.

O Selo tem validade de um ano, o que significa que o empreendimento precisa receber constante investimento e atenção nos pilares de qualidade para atender ao turista.

“Desde que a gente começou a participar, sempre ganhamos o Selo. Hoje são 12. Os consultores são muito exigentes e há muitas adequações que é preciso fazer. A gente sempre se esforçou para seguir as recomendações, pra melhorar o negócio cada vez mais”, avalia ele, que também comemora o fato de seus estabelecimentos receberem avaliações médias de muito boa a excelente em sites que registram a opinião de turistas.

Além do hotel, ele também é sócio do casal Adonias e Valdiane Queiroz no restaurante de praia Delícias das Jangadas, na Praia de Águas Belas. Juntos, os dois empreendimentos geram cerca de 150 empregos diretos e indiretos.

A união faz a força

Além de aprimorar seu próprio negócio, Mamede sentiu a necessidade de tornar Águas Belas uma praia mais frequentada, respeitando os saberes e fazeres da cultura local.

“Entendi que primeiro as pessoas pensam pra onde ir e depois, com calma, escolhem onde ficar. Que primeiro você não pode divulgar o teu negócio, que tem que divulgar o destino. Praia bonita tem em qualquer lugar do mundo. Mas, entendi que, para prosperar no segmento do turismo, nós precisamos de três valores: estruturar o equipamento, capacitar as pessoas e promover a região. Precisamos estar unidos e trabalhar de forma organizada pra nos fortalecer. É preciso oferecer um serviço de excelência para que o turista venha, pague um preço justo e saia feliz de nossa região, se sentindo valorizado”, ressalta.

Com esta convicção, ele passou a participar de eventos de turismo, visitar feiras do setor e fazer cursos. Além de estabelecer parcerias com as principais operadoras de turismo.

Ainda em 2004, Mamede soube da ExpoTur Litoral Leste, uma iniciativa do Sebrae no Ceará. Decidiu participar do evento, mas soube que a cidade de Cascavel, apesar de estar geograficamente no traçado da Rota das Falésias, não estava administrativamente envolvida com o projeto.

Insistiu, requereu o apoio prometido ao empreendedor e conseguiu apresentar sua pousada a operadores de viagens em sua primeira rodada de negócios.

“Eu nunca tinha participado de um evento como este. Aliás, eu nunca nem tinha viajado de avião. Aprendi a fazer o tarifário, fui lá mostrar meu negócio e voltei muito feliz”, explica Mamede.

Atualmente, o município de Cascavel integra oficialmente a Rota das Falésias, que começa em Fortaleza/CE e vai até Porto do Mangue/RN, uma região que reúne belas praias, falésias de areias coloridas, e riqueza gastronômica e cultural.

“Andando por aí, divulgando nosso destino, desacreditavam da gente, diziam que não ia dar certo. Dizem que a esperança é a última que morre, a minha morreu e ressuscitou umas 20 vezes. Eu não tinha nada, só muitos sonhos e vontade que desse certo. No começo eu chorava escondido. E fazia de tudo, tratava do peixe, atendia o cliente e divulgava o destino. Eu nunca desisti, sempre acreditei no nosso potencial, na nossa região. E o Sebrae foi um grande parceiro, oferecendo informação e fortalecendo os nossos relacionamentos. O Sebrae mudou minha vida e está mudando a vida dessa região”, afirmou.

Uma jornada pelo Brasil

A Expedição #AquiTemSebrae, que começou no dia 4 de outubro de 2018, tem percorrido municípios das cinco regiões do Brasil. São contadas histórias de perseverança e dedicação, que mostram como o empreendedorismo transforma vidas, famílias, comunidades e cidades inteiras, de norte a sul do País.

Antes do município de Cascavel, no Ceará, visitou Esperantina (PI), Olhos D`Água (GO), Cachoeira do Arari (PA), Campinas (SP), Brusque (SC), Águas Claras (DF) e Cruzeiro do Sul (AC). O próximo destino, em maio, será o Espírito Santo.

No Ceará, tem Sebrae

O Estado do Ceará conta com 399.072 pequenos negócios, sendo 247.070 microempreendedores individuais e 152.002 microempresas e empresas de pequeno porte. Em 2018, o Sebrae atendeu a 70.844 pequenos negócios no Estado. A maior parte destes atendimentos realizados pela instituição foram concentrados entre empresas cearenses do Setor de Comércio (48%), seguidas por empresas de Serviços (29%), Indústria (14%) e Agronegócio (9%).

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