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Euromonitor aponta crescimento do Turismo em 2019

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Segundo relatório da Euromonitor International, viagens fazem parte do novo comportamento do consumidor no mundo. Por isso, o desejo de viajar vai ganhar força entre consumidores do mundo todo.

É o que aponta o estudo “10 Principais Tendências Globais De Consumo 2019” lançado pelo Euromonitor International, consultoria global de pesquisa e inteligência estratégica de mercado.

A pesquisa inclui diversos setores, entre eles, o Turismo

Entre as tendências crescentes relacionadas ao Turismo, mencionadas pelo relatório, estão as viagens experimentais (como “ano sabático”) e também uma maior demanda por viagens personalizadas, roteiros de “transformação interna” e “experiências autênticas” em harmonia com os valores e desejos do viajante. O documento diz que “isso gera oportunidades para agências de turismo”.

Segundo a gerente de uma agência de viagens de Toledo (PR), Daniele Picoli, há uma demanda crescente por viagens que ofereçam algo além de um roteiro tradicional de turismo.

“Temos sentido essa transformação. Essa busca por viagens que somem na experiência não apenas de turismo, e sim de vida”, confirma.

A era digital transformou os setor de viagens

De acordo com o Euromonitor International, o Turismo é um setor que gera “emoção”. Por isso, também estará envolvido na tendência do compartilhamento de informações pelos consumidores.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio: “é essa mentalidade criativa, emotiva e digital que precisa ser compreendida. E cada vez melhor atendida pelos prestadores de serviços turísticos. As múltiplas possibilidades do setor geram muitas oportunidades para turistas, empresários e para o destino”, analisa.

A ideia da “simplicidade”, mais um valor de consumo apontado pelo relatório, é outro conceito que se manifesta nas tendências de mercado do turismo.

Viagens ecológicas que combinem oportunidades para valorizar a culinária regional, conhecer habitantes locais e fazer uma imersão cultural no destino também estão em alta.

É o caso da professora universitária Silvia Frantz, que recentemente conheceu São Miguel do Gostoso (RN). Ela viajou durante oito dias com o marido e um casal de amigos.

“A parte mais representativa foi perceber que as vivências mais simples são as mais carregadas de emoção. Provar a comida do lugar, conhecer os nativos que cozinhavam pra gente ali naquele destino incrível. E também suas histórias de vida, foi transformador”, conta Silvia Frantz.

Para o consultor de Turismo do Euromonitor International, Wouter Geerts, os valores e prioridades desse novo consumidor estão voltados para o crescimento pessoal do turista, que quer gastar seu tempo ‘offline’ com necessidades específicas.

“Os consumidores esperam que as mudanças comportamentais durante suas férias os ajudem a mudar sua rotina diária. Essa fuga não envolve necessariamente longas férias em locais remotos. O que realmente importa para os consumidores é a personalização”, diz o relatório.

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