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Em 2023, mais de 50 operadores de turismo participaram de famtour sustentável em destinos brasileiros

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Durante todo o ano de 2023, a Embratur, além de divulgar os destinos brasileiros, também priorizou ações voltadas à sustentabilidade e com um olhar mais atento às ações climáticas em seu planejamento.

Dentro do Plano de Ação da Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas, por exemplo, estavam previstas para este ano uma mudança de pensamento e de atitude dentro e fora da agência, como critérios de sustentabilidade nas obras físicas da sede da Embratur, novo conceito da gestão e tratamento dos resíduos, estratégias ESG e a adoção de novas práticas em relação ao uso do plástico único nas atividades internas.

Para além das mudanças dentro da Embratur, a preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade atravessa as barreiras físicas da agência. Atividades com os operadores de turismo e profissionais de comunicação (famtours e press trips) na intenção de promover os destinos brasileiros no exterior, por exemplo, também estão alinhadas com a proposta da agência, como explica Saulo Rodrigues, gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas.

“A Embratur busca qualificar a oferta dos destinos brasileiros com critérios e melhores práticas em sustentabilidade com processos certificados para descarbonização, gestão sustentável de resíduos sólidos, água, energia, biodiversidade e inclusão de comunidades na geração de emprego e renda. Além disso, a Embratur desenvolve instrumentos de avaliação da demanda de diferentes mercados prioritários em relação a suas preferências quanto à sustentabilidade e ações climáticas”, pontuou.

A Embratur realiza, ainda, o cálculo de emissão de carbono gerado durante as viagens realizadas pelos operadores convidados.

Famtour sustentável

Ao longo de 2023, diversos operadores de turismo conheceram o Brasil, com o intuito de incluir novos destinos e experiências no portfólio de suas empresas e, consequentemente, trazer mais turistas internacionais para o país.

Ao todo, foram 54 convidados da Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Inglaterra, México, América do Norte, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Eles conheceram destinos no Norte (Manaus e Parintins); Nordeste (Campina Grande, Caruaru, Recife e Fernando de Noronha); Sudeste (Rio de Janeiro), Centro-Oeste (Jalapão e Chapada das Mesas) e Sul (Foz do Iguaçu).

Além desses roteiros, a Embratur levou operadores internacionais para a Rota das Emoções – roteiro, organizado em parceria com o Sebrae Nacional, que passou pelo Ceará, Maranhão e Piauí.

Para a gerente de Experiência e Competitividade Internacional da Embratur, Monica Samia, as iniciativas de famtour e press trip desempenham portanto um papel crucial na promoção do Brasil sustentável.

“O Brasil se revela como um destino turístico singular, vibrante e diverso, e as viagens de familiarização proporcionam assim aos operadores estrangeiros uma imersão na oportunidade de interação entre pessoas, riqueza cultural, paisagens deslumbrantes e experiências únicas que nosso país tem a oferecer. Essa iniciativa não apenas fortalece o relacionamento, a aproximação entre pessoas e culturas, e sim, esse Brasil novo que leva ao mundo experiências mais ricas e que combina essas experiências com o que queremos oferecer. Isso gera muito impacto e desperta, nos operadores, a vontade de levar o nosso país para fora”, ressaltou.

O impacto das viagens de familiarização, ou famtours, também pode se refletir no aumento de turistas internacionais no Brasil, como afirma a coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur, Carina Camara.

“Não podemos esquecer dos impactos positivos dessas viagens já que trabalhamos para promover nossas experiências turísticas em 12 mercados estratégicos, como Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Inglaterra, México, América do Norte, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai. Segundo os próprios operadores convidados, temos uma expectativa de incremento de cerca de 9 mil novos turistas em até um ano – período que as empresas levam para efetivar novos roteiros junto aos seus clientes”, explicou Carina Camara.

“Segundo dados do Perfil da Demanda Internacional de 2019, divulgados pelo Ministério do Turismo, temos como expectativa de impacto financeiro com relação à entrada de novas divisas trazidas por esses potenciais turistas, cerca de 33,7 milhões de reais, mais de 10 vezes o valor investido”, complementou.

Para 2024 e 2025, a Embratur já tem 19 novas famtours programadas com operadores dos Estados Unidos, Europa e América Latina.

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