Início Ecoturismo, Aventura e Esporte Dez motivos para visitar Monte Verde no inverno

Dez motivos para visitar Monte Verde no inverno

421
0
COMPARTILHAR

Monte Verde, distrito do município de Camanducaia, extremo sul de Minas Gerais, se prepara para um inverno diferente, com a retomada gradual do turismo. Conheça alguns motivos para se conhecer a cidade.

Dez motivos para visitar Monte Verde no inverno

Conhecido por atrair turistas de todo o Brasil, por sua paisagem montanhosa e clima frio, a pequena e acolhedora vila, que recebeu cerca de 500 mil turistas em 2019 (60% do total entre maio e agosto), agora segue com a reabertura da economia local em razão da pandemia do novo coronavírus.

Desde 4 de junho, os mais de 150 estabelecimentos de hospedagens e restaurantes reabriram com uma série de restrições impostas pela administração municipal, com o objetivo de garantir a segurança e a saúde de turistas, colaboradores, moradores, fornecedores e clientes.

Hotéis e pousadas voltaram a operar com, no máximo, 40% da capacidade, respeitando o período em que a cidade ficará em “alerta” para casos de Covid-19. Aos finais de semana e feriados, apenas turistas com reservas antecipadas podem ter acesso ao distrito.

Celebrando a retomada gradual, a Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (MOVE) listou 10 motivos para visitar o distrito.

Localização

Dez motivos para visitar Monte Verde no inverno

O distrito fica bem próximo de São Paulo (166km) e de Campinas (159km). Ambas as cidades levam muitos turistas para a região. Dessa forma, os visitantes podem ir de carro, o que é uma opção mais segura com relação aos riscos de contaminação.

A tendência é que, logo após a retomada total das atividades, os brasileiros procurem se aventurar pelo território nacional e por regiões mais próximas de onde vivem. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), os desembarques internacionais devem cair entre 60% e 80% em 2020.

‘Clima’ de romance

Dez motivos para visitar Monte Verde no inverno

O clima frio é um dos motivos que atraem muita gente para Monte Verde. O distrito está localizado a mais de 1,6 mil metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, o que contribui para a manutenção da natureza preservada, com lindos Bosques de Araucária.

A temperatura atinge valores negativos no inverno, principalmente em julho. Fenômenos como geada e até a precipitação de neve podem ocorrer. Um cenário perfeito para uma viagem a dois. A paisagem e o frio colaboram para manter o ambiente com traços de romantismo e aconchego.

Diversos hotéis oferecem opções com descontos para casais. A gastronomia também favorece: bares e restaurantes são conhecidos pela decoração e pelo clima romântico.

Atividades radicais e ao ar livre

Dez motivos para visitar Monte Verde no inverno

Após meses em casa, as pessoas devem começar a buscar roteiros que permitam a realização de atividades ao ar livre. Uma opção é o Parque Oschin, construído em uma área florestal particular, que oferece diversas atrações para quem gosta de entrar em contato com a natureza e fazer piqueniques.

No local, há o Caminho das Hortênsias, com gigantes araucárias e xaxins centenários. Monte Verde também oferece opções aos aventureiros: o distrito abriga a famosa “Fazenda Radical”, que reúne diversas atividades: a mega tirolesa, o arvorismo, a parede de escalada, o arco e flecha, a falcoaria e o passeio de quadriciclo, tirolesa infantil e o slackline.

A Trilha da Pedra Redonda também é um ótimo atrativo: é considerada de baixo grau de dificuldade em comparação com as outras e, no meio do caminho, há um mirante com uma vista espetacular. O acesso, porém, só é permitido com a contratação de agência de passeio.

Gastronomia

Dez motivos para visitar Monte Verde no inverno

A avenida principal de Monte Verde é repleta de bares e restaurantes, que oferecem uma gama de opções do melhor da culinária: comida mineira; fondues; pratos da cozinha alemã; e chocolates feitos no local em fábricas tradicionais do distrito. As bebidas também são um atrativo: cachaças, vinhos e cervejas artesanais. Não faltam motivos para você dar uma paradinha e aproveitar a gastronomia local.

Cervejarias artesanais

Dez motivos para visitar Monte Verde no inverno

O distrito possui duas fábricas próprias: Cervejaria Monte Verde (fábrica de cerveja e chopp) e Cervejaria do Fritz (que, além da fábrica, também brinda os turistas com um bar/restaurante). Vale a pena provar.

Pintura Bauer e outras artes

Dez motivos para visitar Monte Verde no inverno

O distrito está “florescendo em cores” com a pintura Bauer. Em um projeto da MOVE em parceria com as alunas da artista plástica Maria Carmem Osterne, aos poucos, o “cinza da pandemia” vai ficando distante.

Bauernmalerei (pronuncia-se Bauermalarrái), ou simplesmente Bauer, significa “Pintura de Camponês”. Folclórico, vibrante e muito popular nos séculos XVII e XVIII, o Bauer é original da Alemanha e retrata a visão simples da natureza: flores (rosas, tulipas, miosótis), arabescos e pássaros em cores fortes e contrastantes.

O projeto já foi colocado em prática, começou pelos bancos da avenida principal e vai ganhar cada cantinho de Monte Verde, que também é conhecido pela arte em cerâmicas e azulejos.

Comércio de produtos artesanais

Um dos motivos que monte Verde atrai muita gente é que o distrito é um bom local para se fazer compras. Principalmente, de produtos artesanais, com destaque para roupas, chocolates e geleias.

Conhecida como a Suíça Mineira, a vila oferece muitas fábricas de chocolates e doces, que atraem turistas pela qualidade, variedade e o inesquecível sabor caseiro. O turista não pode deixar de levar essas delícias para casa.

Adaptação aos novos padrões de higiene

Hotéis, pousadas e restaurantes estão preparados para atender aos turistas. Segundo Rebecca Wagner, presidente da MOVE, além do fechamento das áreas de lazer dos hotéis e pousadas, foi criada uma cartilha com orientações gerais para a promoção de higienização.

Equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para todas as atividades de colaboradores, frequentadores e visitantes estão sendo disponibilizados em tempo integral, bem como álcool gel 70% e lavatórios com água corrente, sabão líquido, papel toalha descartável e lixeiras.

Patinação no gelo

Aberta ao público no ano 2000, a pista de patinação no gelo de Monte Verde leva o título de um dos maiores ringues fixos do Brasil, com 200m² de gelo. Para as crianças há andadores reguláveis para diversas alturas que ajudam no equilíbrio, proporcionando uma diversão segura e muita tranquilidade aos pais.

Bar do gelo

Construído com 18 mil quilos de gelo, o Ice Bar de Monte Verde é um atrativo turístico para quem curte de verdade o frio. O estabelecimento é completamente feito de gelo, proporcionando temperaturas que chegam a -20ºC. Para os amantes de fotografia, o bar é o local perfeito, pois conta com um urso de gelo, um esquilo, um tucano, um trono e um coração para os casais. O que não faltam são motivos para conhecer Monte Verde.

Leia também Pousada Jardim da Mantiqueira é uma boa opção em Monte Verde

Deixe uma resposta