Início Cultural Cultura e história na capital paulista

Cultura e história na capital paulista

189
0
COMPARTILHAR

O centro da capital paulista reúne uma série de marcos históricos e prédios antigos com uma arquitetura singular. Nos últimos anos, ações têm incentivado a população e os turistas a reocupar esse espaço tão importante para a cidade. É possível conhecer os principais pontos turísticos do centro em um roteiro a pé.

Perto da Praça da República, estão dois dos mais emblemáticos edifícios da capital paulista: o Copan, projetado por Oscar Niemeyer, e o Edifício Itália.

Edifício Copan

Para admirar uma das melhores vistas de São Paulo, as visitas à cobertura do Copan acontecem de segunda a sexta, às 10h30 e às 15h30. São guiadas e gratuitas.

Siga para o famoso cruzamento entre as avenidas Ipiranga e São João e, em frente ao Largo do Paissandu, visite a Galeria do Rock, com suas lojas de discos de vinil, CDs e camisetas de bandas.

Ali perto fica o belíssimo Theatro Municipal (foto de capa), palco da Semana de Arte Moderna de 1922. O local promove visitas guiadas gratuitas de quarta a sábado.

Ao lado, está a Praça Ramos de Azevedo, com sua fonte e estátuas de bronze e mármore. Depois, atravesse o Viaduto do Chá, sobre o Vale do Anhangabaú, até o Centro Velho.

Viaduto do Chá

Nessa parte mais antiga da capital paulista, visite o Centro Cultural Banco do Brasil, um dos prédios mais bonitos do centro e que recebe várias exposições temporárias.

O Edifício Martinelli é um símbolo da arquitetura de São Paulo

Primeiro arranha-céu da América Latina, o Edifício Martinelli data de 1929 e é um dos maiores símbolos da arquitetura de São Paulo. Seu mirante na cobertura foi recentemente reaberto para visitas, que são gratuitas e acontecem todos os dias.

Edifício Martinelli

Outro prédio histórico é o Edifício Altino Arantes, antigo Prédio do Banespa e atual Farol Santander, que abriga exposições, um café e um mirante. Perto dali, visite também o Mosteiro de São Bento.

Depois, não deixe de passar pelo Pateo do Collegio, local da fundação de São Paulo em 1554. Ali estão o Museu e a Capela Padre Anchieta.

Pateo do Collegio

Vale conhecer também o Solar da Marquesa de Santos, casarão do século XVIII que hoje abriga o Museu da Cidade. Mais alguns passos vão te levar até a Praça da Sé, onde estão o Marco Zero da cidade e a Catedral da Sé.

Onde ficar na capital paulista

O hotel Ca’d’Oro fica na região da Consolação

Para quem quer conhecer o centro de São Paulo, o Ca’d’Oro é uma das melhores opções de hospedagem. Localizado na região da Consolação, o hotel está próximo de estações do metrô e a poucos minutos dos principais pontos turísticos do centro da cidade.

Com um estilo de hotel boutique, foi reaberto em 2016. Hoje, tem hoje um design mais moderno, mas não abriu mão de suas tradições e história.

Em cinco categorias, os quartos têm de 27 a 56 m², com decoração elegante, muito conforto e vistas privilegiadas. O hotel oferece também piscina e academia panorâmicas na cobertura do prédio, sauna, bar e biblioteca. O renomado restaurante Ca’d’Oro apresenta um menu com pratos típicos da gastronomia do norte da Itália.

Conheça outros destinos culturais no Brasil e no mundo

Deixe uma resposta