Início Eventos Conheça 5 festivais de vinho no mundo

Conheça 5 festivais de vinho no mundo

130
0
COMPARTILHAR

Com o consumo de vinho chegando a cerca de 232 milhões de hectolitros segundo a Organização Internacional do Vinho (OIV), o consumo e a apreciação da bebida têm aumentado e com isso também surgem assim os salões e festivais de vinhos voltados para esses perfis reunindo rótulos de pequenos, médios e grandes produtores.

Entre eles, estão o Salão do Vinho do Hotel Enjoy Punta del Este, no Uruguai, o Festival do Vinho de Bordeaux, na França, o Rio Wine & Food Festival, no Rio de Janeiro, o Budapest Wine Festival, na Hungria, o ViniMilo Sagra dei Vini dell’Etna, na Itália, e o California Wine Festival, nos Estados Unidos. Ao todo são 85 países no mundo que organizam festivais e salões reunindo assim diversas vinícolas. Confira os detalhes, datas e curiosidades deles.

Salão do Vinho (Punta del Este – Uruguai)

Entre os dias 26 e 27 de janeiro, o Enjoy Punta Del Este, Cassino e Resort é palco do Salão do Vinho, onde as vinícolas mais importantes do Uruguai e do mundo estarão presentes para apresentarem as suas novidades aos especialistas e amantes da bebida.

O resort, que já é reconhecido pelo Punta Wine Trips, oferece uma experiência gastronômica completa aos apreciadores da bebida, tendo como parceiros as principais vinícolas do país e da região, promove regularmente esse salão, que une produtores, empreendedores do segmento e amantes da bebida.

Para a edição 2024, o hotel receberá mais de 100 vinícolas e mais de mil tipos de vinhos para os apreciadores da bebida aproveitarem durante todo o evento. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do site, para setores Geral (USD 80) e VIP (USD 120).

O Enjoy Punta Del Este por sua autoridade e participação no enoturismo do Uruguai, ainda se tornou, em 2024, sede da Cúpula Global de Enoturismo Responsável, que acontece de 19 a 21 de março de 2024.

Festival do Vinho (Bordeaux – França)

Entre os dias 27 e 30 de junho, a cidade de Bordeaux na França vai receber o Bordeaux fête le Vin. Há duas décadas, a Bienal do Vinho de Bordeaux e Nouvelle-Aquitaine tornou-se referência na celebração dos vinhos da região. Em sua vigésima edição, o “Bordeaux Fête le Vin” prepara-se para receber trinta iates durante o evento e saudar navegantes no cais de Bordeaux.

Este evento épico, que marca a competição entre Liverpool, Dublin e Bordeaux, verá trinta dessas embarcações ancoradas entre a ponte de Pierre e o Hangar 14, ao longo dos cais classificados como Patrimônio Mundial da Unesco.

O festival proporciona uma experiência autêntica e acessível, na qual os visitantes são convidados a percorrer a rota do vinho, um trajeto de 3 km ao longo do rio Garona, repleto de 80 bares representando assim as diversas denominações oferecidas por mil viticultores e comerciantes da região de Bordeaux. Além disso, as paradas gastronômicas ao longo do percurso celebram a rica culinária dos “terroirs” da Nova Aquitânia, incluindo Périgord, Béarn, Landes e Charente. Os ingressos podem ser adquiridos no site.

Rio Wine and Food Festival (Rio de Janeiro – Brasil)

Em sua 11ª edição, o Rio Wine and Food Festival acontece entre os dias 07 a 16 de junho, na cidade carioca levando assim a uma imersão ao universo do vinho, por meio dos especialistas Marcelo Copello e Sérgio Queiroz, fundadores do evento.

O festival estende-se por 10 dias, ocupando diversos pontos estratégicos da cidade com o desafio de desmistificar o vinho e revelar sua versatilidade. Entre a variedade de atrações, inclui master classes, jantares harmonizados, tours de ônibus com degustações e uma feira de vinho.

Na última edição, destacaram-se eventos como o Menu Harmonizado nos prestigiados restaurantes Alloro e Mr. Lam, além do Wine Bus, um ônibus panorâmico de dois andares que percorre a orla e os pontos turísticos da cidade, proporcionando degustações a bordo. As master classes aconteceram focadas em vinícolas de Portugal e Chile, enriquecendo dessa forma a experiência dos participantes. Maiores informações sobre a próxima edição no link.

Budapest Wine Festival (Budapeste – Hungria)

O Festival do Vinho de Budapeste transformou a capital húngara em um epicentro para entusiastas e apreciadores de vinho, sendo realizado em um dos principais pontos turísticos da cidade, o Castelo de Buda.

O local, que receberá o evento entre os dias 12 a 15 de setembro, atrai cerca de 40.000 visitantes de todo o mundo com vinícolas nacionais renomadas oferecendo a chance dos visitantes degustarem assim uma variedade diversificada de vinhos e espumantes, enquanto a América do Sul ocupará o centro das atenções como convidada de honra, exibindo seus sabores e aromas característicos.

O festival, que teve início em 1992, agora apresenta cerca de 200 vinícolas, 60 performances e uma infinidade de atividades relacionadas à cultura do vinho. Mais informações no site.

ViniMilo Etna Wine Festival (Milo – Itália)

O ViniMilo Etna Wine Festival acontece todo ano há mais de 40 anos no coração de Milo, região da Sicília, na Itália. Com data prevista de 28 de agosto a 10 de setembro, este evento anual, é conhecido como a noite dos “Vinhos Vulcânicos”, leva mais de 100 rótulos para degustação gratuita, representando não apenas os vinhos do Etna, mas também seleções de toda a Itália.

O festival serve como uma importante vitrine para a promoção dos produtos das vinícolas Etna e Sicilianas, destacando-se não apenas pelos vinhos, mas também por espaços dedicados a comida e ao artesanato local, mercados orgânicos e eventos culturais. O ViniMilo também oferece conferências, assim como degustações de alta qualidade durante o verão europeu.

O evento reúne cerca de 40 mil visitantes e turistas, transformando dessa forma as ruas e praças da vila em um animado cenário dedicado à gastronomia, aos vinhos e à música. Provas guiadas, mesas redondas, jantares temáticos, workshops, assim como visitas às empresas, proporcionam oportunidades únicas para explorar vinhos, apreciar características e conhecer o território por meio dos aromas e sabores que ele oferece. Mais informações no site.

Leia também Enoglobalizacao: 10 destinos para aproveitar a rota do vinho