Início Destinos Cinco passeios de barco que só o Brasil tem

Cinco passeios de barco que só o Brasil tem

632
0
COMPARTILHAR

O litoral brasileiro tem mais a oferecer do que as praias famosas: reserva paisagens de beleza singular. Elas fazem com que mesmo os turistas mais exigentes coloquem o país entre seus destinos preferidos. Um modo de conhecer melhor as praias brasileiras é através de passeios de barco.

Conhecer cada uma das 365 ilhas de Angra dos Reis, percorrer o mar de Salvador como feito na época das expedições, assim como explorar as praias escondidas de Ubatuba e Guarujá e ter o privilégio de vislumbrar os ícones cariocas por outro ângulo – o marítimo – são experiências ímpares.

Consultamos os profissionais da Nautal, empresa de que organiza passeios de barco em diversos destinos pelo mundo e eles indicaram cinco lugares que são parada obrigatória.

Angra dos Reis, uma ilha para cada dia do ano

Angra dos Reis tem 365 ilhas, uma para cada dia do ano. A maior delas é Ilha Grande. Ela protege a região das correntes oceânicas e torna as águas fáceis de navegar, propícias para esportes náuticos e com rica vida marinha.

A Ilha de Lopes Mendes é considerada uma das mais bonitas do país, mas o mar verde esmeralda em contraste com a areia branca da Ilha da Gipóia e o azul da Lagoa Azul também são encantadores.

Saco do Céu, Ilha Botinas, Ponta da Piedade e as praias da Fazenda e do Dentista devem ser incluídas no roteiro. Para chegar às ilhas menores, o indicado é alugar uma lancha, uma vez que muitas só são acessadas por embarcações de pequeno porte.

Outra recomendação é respeitar o cercamento de áreas com barreira de boias – não só em Angra mas em outro municípios – para evitar acidentes com banhistas. Longe da demarcação, a ordem é aproveitar a natureza, relaxar e se divertir.

Cidade Maravilhosa sob uma nova perspectiva

O Rio de Janeiro dispensa apresentações, mas o cenário ganha um novo olhar quando visto de um ângulo privilegiado: do mar. No entorno da Baía de Guanabara, os passeios de barco fazem um verdadeiro city tour e transformam os cartões postais em obras de arte a céu aberto: a Fortaleza de São João, o Pão de Açúcar, a Praia do Flamengo com vista para o Cristo Redentor, a Ilha Fiscal, a ponte Rio-Niterói e o Museu do Amanhã.

“O mar é fascinante, e quando unido à geografia do Rio, ainda mais com aquele pôr do sol espetacular, é de tirar o fôlego”, diz Nelcio Marchioro, proprietário de um catamarã para aluguel no site da Nautal.

A embarcação leva, ainda, a ilhas oceânicas, como Cagarras, Tijucas, Cotunduba, Rasa e Maricás, longe da aglomeração de turistas.

O mar histórico de Salvador

Maior baía da costa litorânea brasileira, a Baía de Todos os Santos, em Salvador, é a segunda maior do mundo – atrás apenas do Golfo de Bengala.

Dela originou-se, inclusive, o nome do estado, Bahia. O mar envolto pela Mata Atlântica, com manguezais, restingas e recifes de corais encantaram Américo Vespúcio na expedição de 1501 e continua deixando os navegantes de queixo caído.

A Ilha dos Frades, a quase duas horas do continente, é um dos tesouros descobertos no século 17. Com águas calmas, mornas e cristalinas, é indicada para a prática de snorkelling e standup paddle. O local guarda também outro tesouro: a capela de Nossa Senhora de Guadalupe.

Os esportes náuticos também são ponto alto em Itaparica, mas o entardecer é o momento de parar e contemplar o sol se pôr, especialmente a bordo, ao vê-lo iluminar o Elevador Lacerda e as construções da Cidade Alta.

A vida marinha abundante de Ubatuba

Com 100 km de costa e mais de 100 praias, Ubatuba é reduto de paisagens de águas limpas, areias brancas e vida submarina – a Ilha das Couves, inclusive, é chamada de aquário natural.

Ao norte, as praias da Almada, Prumirim e do Félix merecem destaque no roteiro, enquanto que, ao sul, Enseada e Lázaro são as mais populares.

Guarujá, a Pérola do Atlântico

Não é à toa que Guarujá é conhecida como Pérola do Atlântico. Além das praias famosas, como Pitangueiras e Enseada, a cidade tem destinos mais privativos e não tão divulgados, que podem ser acessados por barcos.

A ilha das Cabras, da Moela e das Palmas são algumas que rodeiam o município, enquanto que nas praias do Éden, São Pedro, do Iporanga, Sangava, Velho e Cheira Limão o visitante se depara com cenários que destoam da vida frenética de São Paulo, a apenas 95 km dali.

Leia também Rio é o destino preferido de turistas estrangeiros

Deixe uma resposta