Início Eventos CIM da Região de Coimbra recebe Iniciativa Urbana Europeia sobre desenvolvimento urbano...

CIM da Região de Coimbra recebe Iniciativa Urbana Europeia sobre desenvolvimento urbano sustentável

172
0
COMPARTILHAR

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra recebeu, no Convento de São Francisco, uma avaliação entre pares da Iniciativa Urbana Europeia, conhecida como “Peer Review”.

A avaliação teve como foco as estratégias de Desenvolvimento Urbano Sustentável de três autoridades urbanas da União Europeia: a CIM Região de Coimbra (Portugal), a Associação para o Desenvolvimento do Oeste de Atenas (Grécia) e o Município de Igoumenitsa (Grécia).

O evento reuniu cerca de 60 representantes de autoridades locais europeias com o objetivo de melhorarem as suas estratégias de desenvolvimento urbano sustentável, através de uma avaliação comparativa, aprendizagem entre pares e formulação de recomendações.

A promoção do Desenvolvimento Urbano Sustentável em Portugal, com foco na Região de Coimbra, esteve representada no painel de discussão quando compartilhou seus conhecimentos e experiências com representantes de quatro níveis de governação da região: a Câmara Municipal de Coimbra, a CIM da Região de Coimbra, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e a Direção-Geral do Território.

Em seguida, aconteceram sessões de debate e aconselhamento por peritos da Comissão Europeia e de outros parceiros sobre os desafios enfrentados pelas autoridades urbanas.

O programa do evento contou ainda com uma visita a alguns projetos da cidade de Coimbra, considerados bons exemplos de desenvolvimento urbano, bem como uma apresentação do Sistema de Mobilidade do Mondego, que se encontra atualmente em implementação.

A Iniciativa Urbana Europeia é um dos programas mais inovadores promovidos pela Comissão Europeia. Ele visa apoiar as autoridades urbanas com ações inovadoras e de capacitação, assim como o desenvolvimento de políticas e estratégias comunicação sobre desenvolvimento urbano sustentável.

Clique aqui e veja como foi a programação do evento

Leia também CIM Região de Coimbra preocupada com os critérios do Portugal 2030