Início Imagem Destaque Ceará terá o maior parque de dinossauros da América Latina

Ceará terá o maior parque de dinossauros da América Latina

45
0
COMPARTILHAR

O estado do Ceará está prestes a ter o maior parque de dinossauros da América Latina. O Alchymist Prehistoric Park ficará na cidade de Caucaia, a 15 km de Fortaleza. Serão 80 réplicas hiper-realistas de dinossauros, com som e movimento.

O parque de dinossauros será mais uma opção de entretenimento para a região. Ele promete trazer uma experiência única no quesito parques temáticos, proporcionando imersão na “Era Mesozoica”. O empreendimento foi anunciado em julho de 2023 e faz parte da segunda fase do projeto Lagoa Encantada.

O Brasil possui uma grande diversidade de parques temáticos, que movimentam o setor, promovendo crescimento da economia, gerando emprego e renda e garantindo lazer. Há variedade desses espaços em todas as regiões do país, como Canela, no Rio Grande do Sul, que foi reconhecida como a “Capital Nacional dos Parques Temáticos”.

Os equipamentos brasileiros também aparecem em destaque internacional. No ranking “Melhores Parques de Diversões e Aquáticos”, da premiação “Travelers’ Choice”, do site TripAdvisor, eles estão na lista dos 25 melhores atrativos, sendo os mais bem colocados: Beto Carrero World, em Santa Catarina, que ocupa 2° colocação; Beach Park, no Ceará, que vem logo em 3°; o Parque Terra Mágica Florybal, no Rio Grande do Sul, que ficou em 13° e Hot Park, em Goiás, que está em 18°.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca a potencialidade desses equipamentos para desenvolver o turismo no Brasil. “Em 2023, o segmento gerou cerca de 178 mil empregos diretos e indiretos, com uma estimativa de 89 milhões de visitantes anuais. Isso já demonstra a potencialidade desse segmento para a atividade turística brasileira”, afirmou.

Recursos

O Novo Fundo Geral de Turismo (Fungetur) é um dos programas que o MTur disponibiliza para micro, pequenas e médias empresas do país. Operado por 24 agentes financeiros credenciados, o Novo Fungetur permite acessar até R$ 15 milhões por linha de financiamento, tendo juros de até 8,86% ao ano e até 5 anos de carência.

A relação de beneficiários inclui meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, bem como todos os empresários registrados no Cadastur.

Para acessar o Fundo, basta procurar uma das instituições financeiras habilitadas, às quais cabe analisar os pedidos e liberar os recursos. Desde que assumiu o cargo, o ministro Celso Sabino tem percorrido o país e estimulado a utilização do Fungetur pelo trade turístico. A iniciativa integra o “MTur Itinerante”, que promove a descentralização dos trabalhos do órgão e proporciona a exposição de ações e programas do Ministério em estados e municípios.

Leia também Aproveite os próximos feriados em resorts de luxo no Ceará