Início Entidades de Classe Braztoa destaca crescimento na venda de pacotes internacionais em agosto

Braztoa destaca crescimento na venda de pacotes internacionais em agosto

686
0
COMPARTILHAR

O aumento na venda de pacotes internacionais foi destaque durante a apresentação dos resultados das operadoras em agosto, apurados pela UP Soluções a pedido da Braztoa.

Braztoa destaca crescimento na venda de pacotes internacionais em agosto

No mês passado, segundo dados divulgados na última terça-feira (21), 95% das operadoras associadas efetuaram vendas para o exterior, sendo que 16% dessas negociações tiveram embarque confirmado no mesmo mês da compra – 32% dos pacotes internacionais têm embarque até o fim de 2021, 30% no primeiro semestre do ano que vem e 17% no segundo semestre de 2022.

O resultado é reflexo da reabertura gradual das fronteiras internacionais e, na opinião de Frederico Levy, o número deve com isso crescer ainda mais com a liberação de entrada de viajantes brasileiros vacinados nos Estados Unidos, prevista para novembro.

“As operadoras já tinham uma demanda de pessoas que estavam comprando pacotes para viajar aos EUA em janeiro de 2022, mesmo sem saber se poderiam embarcar. A tendência é que, com a notícia de abertura, essas vendas cresçam ainda mais rápido”, pontua o vice-presidente da Braztoa.

Cancun (México), Maldivas, Egito e Dubai (Emirados Árabes Unidos) continuam entre os pacotes internacionais mais vendidos, mas Portugal, França e Suíça iniciaram uma ascendente íngreme no levantamento da Braztoa e devem se destacar nos próximos meses.

América Central e Caribe estão no topo das buscas, seguidos pelo continente europeu. Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceania finalizam a tendência de busca por região.

Braztoa destaca crescimento na venda de pacotes internacionais em agosto

Nordeste lidera vendas nacionais

Em termos de share, o crescimento nas vendas internacionais saltou de 12%, em julho, para 34,69%, em agosto. As vendas domésticas ainda superam portanto as internacionais (com 65,31%), com 31% dos embarques no mesmo mês de compra, 43% até o final do ano e 26% são relacionadas a viagens a partir de janeiro de 2022.

Segundo o levantamento da UP Soluções, com dados de associados Braztoa, 88% das operadoras concretizaram vendas de pacotes nacionais em agosto. Desse total, 31% contemplaram viagens no mesmo mês de compra e 43% correspondem a embarques até o final de 2021.

A região Nordeste segue na liderança, seguida pelo Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Entre os destinos mais vendidos em agosto, o boletim destaca Fortaleza (CE), Salvador (BA), Natal (RN), Gramado (RS) e São Paulo (SP). Outras três cidades se destacaram pelo aumento expressivo nas vendas durante o mês passado: São Luís (MA), Maragogi (AL), e Rio de Janeiro (RJ).

Em termos de faturamento, o boletim revelou que 41% das operadoras contabilizaram 50% ou mais, considerando a média histórica de 2019. Para 38% dos respondentes, as vendas seguem em um patamar de 25% das vendas pré-pandemia, enquanto 20% dos associados relatam faturamento entre 25% e 50% na comparação com o resultado de dois anos atrás.

Braztoa destaca crescimento na venda de pacotes internacionais em agosto

Mais do que mostrar os números, entretanto, o boletim revelou  os principais desafios para a retomada das viagens para o exterior. Afinal, a parceria para a formatação do boletim mensal visa auxiliar as empresas associadas a gerenciar os negócios com base em dados estratégicos. Os impactos ainda estão concentrados no tripé restrições de circulação entre países, retomada da malha e valor dos bilhetes aéreos.

Em seguida vêm questões cambiais, a possibilidade de surgimento de novas variantes de covid-19, a instabilidade política no Brasil e os tipos de vacinas aceitos mundo afora. Também figuram entre as preocupações dos operadores questões como a resolução do IRRF, inflação, poder de compra das famílias e segurança pública, entre outros.

Matéria de Camila Lucchesi
Leia também Rio-Rio e São Paulo se aliam para impulsionar o turismo