Início Ecoturismo, Aventura e Esporte Bertioga, um destino a ser descoberto

Bertioga, um destino a ser descoberto

265
0
COMPARTILHAR

O litoral norte é um dos destinos mais procurados, principalmente durante o verão, pelos paulistanos. Formado por praias de rara beleza e com águas transparentes que vão do verde esmeralda ao azul celeste, algumas cidades como Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, tem público cativo. Mas a primeira das cidades desse circuito, Bertioga, parece ainda ser um destino desconhecido para muitos.

Bertioga, um destino a ser descoberto
Praia da Enseada

A apenas uma hora e meia da capital paulista, a cidade tranquila, com largas avenidas, tem muito a oferecer. Para quem quer apenas relaxar, são 33 Km de litoral, sendo 15 Km só da praia da Enseada, localizada na área central.

Por toda orla, são encontrados jardins bem cuidados com esculturas alusivas ao tema marítimo e equipamentos públicos como academias, parquinhos, quadras poliesportivas e pista de caminhada. Além de ciclovias que cortam toda a cidade garantindo pedaladas seguras.

Para quem quer aproveitar praia e mar, opções não faltam. A praia da Riviera de São Lourenço tem mar tranquilo e a faixa da areia ao mar e bem extensa. A praia de Indaiá tem mar calmo e é uma das mais bonitas de Bertioga, perdendo somente para a de Itaguaré, distante do centro, quase deserta, que tem em sua paisagem pedras, rio, mar e areia fofa e branca.

Os amantes de ecoturismo encontram doze trilhas catalogadas e seis cachoeiras, mas o acesso só é permitido com monitores locais. O passeio de caiaque ou de canoa canadense pelo rio Jaguareguava é um momento para uma conexão tranquila com a natureza, deslizando pelas águas transparentes do rio, onde por vezes se é surpreendido por pequenos cardumes, criando um espetáculo à parte.

Bertioga, um destino a ser descoberto
Passeio de canoa canadense

Durante o passeio, paradas em prainhas formada por pequenas pedrinhas de cores que vão do marrom escuro a cor de âmbar. E no caminho para acessar o rio, com sorte, é possível ver jacarés tomando sol a beira dos lagos.

Um passeio que agrada adultos e crianças é o de escuna pelo canal de Bertioga. É possível avistar ruínas da época de Anchieta, o farol, e fazer uma parada em alto mar para um mergulho. Aos finais de semana, é possível navegar na escuna pirata em companhia do clone do Capitão Jack Sparrow.

Bertioga, um destino a ser descoberto
Uma escuna pirata

Conhecer o Forte de São João de Bertioga, também chamado Forte de São Tiago, a mais antiga fortificação portuguesa, edificada em 1560, durante o tempo do Brasil Colônia.

Hotéis e pousadas estão por todos os lugares das categorias mais simples aos estrelados como o Indaiá Praia Hotel.

Badejo com lascas de amêndoa

A gastronomia é marcada pelos pratos com peixes e frutos do mar, mas não se pode deixar de passar no Pastel do Trevo, lugar bastante simples, mas que contra hoje com várias franchisings, e experimentar a mega coxinha feita com massa especial e uma das muitas opções de pastel, que tem trinta centímetros e com recheio a sair pelas bordas.

É sem dúvida um destino rico em opções, que pode se aproveitar em um bate volta, um fim de semana ou durante as férias.

A mega coxinha
Leia também da mesma autora Pet Zoo aproxima as crianças aos bichos da fazenda

Deixe uma resposta