Início Arte e Cultura por Adriana Sorgenicht Teixeira ARTUR na ABAV Expo 2019

ARTUR na ABAV Expo 2019

585
0
COMPARTILHAR

Pelo terceiro ano consecutivo, Adriana Sorgenicht Teixeira e a equipe da revista ARTUR participam do maior evento brasileiro do setor, trazendo muitas novidades sobre turismo de arte no Brasil e no mundo.

No primeiro dia, foram destaque os destinos Taiwan, São Paulo, Munique, Uruguai o show Mustache & Seus Apaches, além do lançamento de livros na Livraria Brainstore, também presente à feira.

Taiwan – Coração da Ásia

Na Vila do Saber – Transformação, o país divulgou lugares e atrações imperdíveis, de norte a sul. Com um território de 36 mil quilômetros quadrados, 23 milhões de habitantes, clima subtropical e tendo o chinês mandarim como idioma oficial, Taiwan é o segundo destino mais seguro do mundo. As informações são do ranking do Institute Economics & Peace.

Em termos culturais, um dos destaques situa-se ao norte. Trata-se do Museu Nacional de Arte, em Taipei, com uma coleção permanente de mais de 680 mil peças de artefatos chineses antigos e obras de arte. É uma das maiores do mundo. A coleção abrange mais de 8 mil anos de história chinesa, desde o Neolítico até a Dinastia Qing. A maior parte é de peças de alta qualidade, coletada pelos antigos imperadores.

Voos para Munique

Com a retomada, no próximo dia 2 dezembro, da rota São Paulo-Munique pela Lufthansa (com três frequências semanais, inicialmente, a bordo do Airbus A350-900), ficou mais fácil conhecer de perto o que esta cidade alemã, capital da Baviera, tem a oferecer em termos de arte e cultura.

Há muito a se descobrir: desde seu centro histórico, passando pelos marcos de arquitetura ao norte, o Museu Alemão, o Espaço de Artes, o Palácio Nymphenburg e o Jardim Inglês são apenas algumas opções de passeio neste destino encantador e importante centro cultural europeu.

Conheça outras atrações da ABAV Expo 2019

Destino anfitrião do evento, o estado de São Paulo é uma síntese do mundo em seu território. É muita cultura e muita história dessa potência econômica, também rica em diversidade artística, da arquitetura à literatura, gerada por seu povo, que soube unir o que de melhor existe neste aspecto.

São diversas opções num só destino, que destacaremos a partir de agora. Entre elas o Tour das Artes, pela CVC, com duração de quatro horas e início no MASP, passando pela Pinacoteca do Estado e Museu de Arte Sacra, todas as terças-feiras, a partir das 10h, incluindo transporte e guia. Todos os passeios saem do recém-inaugurado Espaço CVC SP, no Novotel Jaraguá, na capital paulista.

A central de atendimento comercializa passeios e ingressos para espetáculos em cartaz na cidade, sendo ponto de partida para mais de 20 novos tours regulares e tematizados na capital e arredores.

Montevidéu

São muitas as opções artístico-culturais para quem planeja visitar o Uruguai nos próximos meses e ao longo de 2020. O cardápio é variado e inclui música, arte, patrimônio e Carnaval. Com destaque para a celebração do centenário do escritor Mario Benedetti no próximo ano.

O país será o centro de uma série de comemorações internacionais. Entre as quais exposições e filmes a partir de fevereiro. O Ballet Nacional del Sodre estreará uma adaptação do romance “La Tregua” em setembro e, em outubro, o final de semana do Patrimônio será dedicado ao artista em todo o país.

Montevidéu, a cidade que ele retratou em sua obra, aguarda visitantes desde já, com um passeio pelos cafés, parques e ruas que o autor menciona em seus escritos. Em um casarão de 1909 (Rua Salterai nº 1293), a Fundação Mario Benedetti guarda sua biblioteca, arquivo e museu com a mesa e objetos do escritor. Autor de mais de cem livros, traduzidos para 29 idiomas, Benedetti continua apaixonando.

Show da banda Mustache & Os Apaches

Mustache & Os Apaches encerrou com música da melhor qualidade o primeiro dia do evento. O grupo reúne cinco músicos inspirados pelas jug bands norte americanas e pela música latina.

O grupo iniciou suas atividades há oito anos, apresentando-se nas ruas de São Paulo e logo se destacou por transformar qualquer lugar da cidade em um espaço para shows.

Com dois discos e compactos, seguem tocando nas ruas, percorrendo teatros e festivais do país, além de duas turnês na Europa e de participações no Altas Horas e Programa do Jô. Participaram da trilha dos filmes “O Concurso” e “Meu Passado me Condena II”, respectivamente.

A banda também foi responsável pela trilha original da série exibida pela GNT, “Lili, a Ex”. A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, nas A renas Tecnologia, Gestão e Transformação.

Lançamentos Livraria Brainstore

Los Tres Amigos – A Conquista do Fim do Mundo

Los Tres Amigos – A Conquista do Fim do Mundo, lançamento da Editora Madrepérola, é o relato de viagem que três amigos empreendem até os confins do mundo, na Patagônia, após um deles ser diagnosticado com Doença de Parkinson.

A viagem aconteceu em abril de 2015 e marca a retomada deste grupo de amigos de meia idade, veteranos viajantes, ao mundo das expedições de aventura e experiências em lugares diferentes, após os três terem enfrentado duras penas na recuperação de problemas de saúde que os levaram ao limite da reflexão.

O relato também revela a importância da amizade e da solidariedade na transformação e humanização das pessoas. E como estes valores podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida delas e do grupo social onde estão inseridas.

Após profunda reflexão, um dos viajantes, sócio de uma agência de viagens, mudou o perfil da empresa. Tornou-a especializada no atendimento a pessoas descapacitadas e portadoras de dificuldades especiais e problemas de mobilidade. Parte do resultado da venda dos livros é doado para o projeto “Xô Parkinson” que ajuda pessoas portadoras da Doença de Parkinson.

O autor, Marcus Vinicius Anflor, é turismólogo, economista, jornalista, pesquisador, escritor e articulista. Em 32 anos de atuação no turismo, foi professor, hoteleiro, agente de viagens e guia de turismo. Atuou também no setor de energia por 9 anos, numa gigante transnacional.

Especialista em planejamento e marketing, possui consistente currículo. Co-fundador da agência Pangea Viagens e Turismo, em 1992, que, hoje, é controlada pelos seus filhos.

Ao longo da sua vida profissional, foi empresário e consultor nas áreas de gestão estratégica, planejamento, comunicação e marketing para empresas, projetos e empreendimentos, além do setor público.

Atualmente, portador da Doença de Parkinson, pratica turismo de aventura em trilhas, montanhismo, off-road, 4×4, canoagem, biketour e esportes, como caminhada nórdica e boxe. Marcus Vinicius Anflor também faz palestras e dedica sua vida sobre o tema Parkinson.

Está aposentado e especializou-se em palestras motivacionais com foco na superação e resultados. Atenção: palestras para associações, organizações e instituições que integrem portadores de necessidades especiais, estabelecimentos de ensino e voluntariado são gratuitas.

Turismo, Patrimônio e Regionalização

De autoria de Ana Carolina B. Angeli, Esmeralda Macedo Serpa, Douglas Dias, Giliard Sousa Ribeiro, Guilherme A. Bim Copiano e Vinicius Raszl, o livro “Turismo, Patrimônio e Regionalização” é dividido em quatro capítulos: Turismo e suas dimensões; Turismo cultural e as dimensões do patrimônio; Rotas, Roteiros e Roteirização Turística e Turismo e suas possibilidades.

É uma obra de leitura leve, de fácil compreensão, contextualizada e que busca disseminar as diversas dimensões da atividade turística.

Storytelling: Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança

No paraíso tropical da Ilha Necker, parte das Ilhas Virgens, Richard Branson tem uma propriedade de cerca de 30 hectares. Empreendedores de todos os tipos vão até lá lhe apresentar ideias de negócios. Como eles fazem para conseguir a atenção (e o investimento) de Branson em apenas dez minutos? A resposta curta é o storytelling. A resposta longa você vai descobrir neste livro.

Repleto de histórias reais, Storytelling: Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança transformará você em um contador de histórias.

Neste livro, você aprenderá a usar o storytelling para acender a chama interna das pessoas, simplificar as coisas, educar, motivar e mobilizar. De autoria de Carmine Gallo e tradução de Bruno Scartozzoni, nosso entrevistado, revela como contar boas histórias também pode alavancar o turismo.

Nos últimos anos, o mundo dos negócios tem descoberto e utilizado essa técnica como ferramenta para capturar a atenção, engajar e até gerar negócios. Co-fundador da StoryTalks, consultoria de narrativa e expressão, e da StoryHunters, agência de palestrantes com uma filosofia inovadora, Bruno é também professor de storytelling da FIAP, FGV e Harvard Business Review Brasil.

Bruno Scartozzoni é graduado em Administração Pública e Pós-Graduado em Administração de Empresas, em ambos os casos pela EAESP-FGV. Trabalhou em algumas das principais agências de comunicação brasileiras, atendendo multinacionais, empresas públicas e até candidatos a presidente.

Leia mais artigos e conheça o ponto de vista de outros autores sobre o turismo

Deixe uma resposta