Início Aviação Airbus entra na era da computação quântica

Airbus entra na era da computação quântica

460
0
COMPARTILHAR

A Airbus lançou uma competição internacional de computação quântica. A empresa convidou especialistas para propor e desenvolver soluções para otimização e modelagem complexa do ciclo de vida completo de aeronaves utilizando os mais recentes recursos de computação.

O Airbus Quantum Computing Challenge (Desafio Airbus de Computação Quântica) busca levar a ciência para dentro das indústrias. É ideia é fazer isso acontecer por meio da aplicação dos mais recentes recursos de computação para resolver problemas reais enfrentados pelas empresas.

Estamos cada vez mais próximos de atingir o limite de capacidade dos computadores tradicionais. Por isso, computadores quânticos prometem entregar um novo nível de poder computacional. Como usuária ativa de um Computador de Alta Performance (High Performance Computing), a Airbus já está ampliando a sua capacidade ao integrar e fazer uso de tecnologias quânticas. Algumas áreas como otimização de rotas e imagens de satélite, estão mais avançadas.

A computação quântica pode otimizar diversos processos

Com esse desafio, a Airbus busca explorar soluções que se tornam possíveis por meio da utilização de tecnologias quânticas para o compartilhamento de conhecimento interno e externo, dados e experiências.

Foram definidos cinco desafios distintos na área de física de voo, que afetam todas as áreas de negócio da Airbus. Desde desenvolvimento e operações até fluxo de receita para companhias aéreas. Os problemas têm diferentes níveis de complexidade. Indo desde a simples otimização da ascensão de aeronaves à mais complexa otimização do design da wing-box.

A competição está aberta para alunos de pós-graduação, doutorado, acadêmicos e pesquisadores. Startups e profissionais da área de computação quântica também podem participar. É possível se inscrever individualmente ou em equipes.

Os participantes competirão por acesso a equipamentos e pela oportunidade de amadurecer suas ideias para industrialização ao trabalharem junto com especialistas da Airbus. A competição será realizada ao longo de 2019.

Quer saber mais sobre o mercado de aviação, clique aqui

 

Deixe uma resposta