Início Artigos A República Tcheca e suas histórias sobrenaturais

A República Tcheca e suas histórias sobrenaturais

269
0
COMPARTILHAR

A República Tcheca é um destino cheio de histórias, algumas de tirar o sono. Lugares como o carismático Castelo de Praga, repleto de lugares secretos e fantasmas. Assim como o Museu dos Magos ou o antigo Bairro Judeu, onde você pode seguir múltiplas rotas dedicadas a personagens tão perturbadores quanto o escritor Kafka.

A República Tcheca e suas histórias sobrenaturais

São numerosos cemitérios na capital da República Tcheca, tantas vezes relacionados a histórias de raízes literárias. E também ligadas a todos os tipos de heróis e vilões, de carne e osso, que acabaram se tornando lendas.

Para os amantes do sobrenatural e toda essa fenomenologia à beira do impossível, um itinerário por todo o país permite descobrir cantos avassaladores. E também alguns dos marcos pouco conhecidos da rica herança cultural de um país surpreendente.

Os trinta fantasmas da igreja de St. George em Lukova

A República Tcheca e suas histórias sobrenaturais

É difícil encontrar algo tão perturbador e misterioso quanto o que está escondido dentro desta pequena joia arquitetônica construída no século XIV, em um canto esquecido do noroeste da Boêmia.

Depois de sofrer todos os tipos de aborrecimentos e infortúnios ao longo de sua trágica história, este templo em ruínas recuperou seu vislumbre. Graças a cerca de trinta fantasmas hipnóticos que o artista Jakub Hadrava tornou realidade. A entrada é gratuita e geralmente está aberto quase todos os dias do ano.

As misteriosas relíquias de São Valentim na Igreja de São Pedro e São Paulo em Praga

Para quem não sabe, Praga tem outro castelo, Vyšehrad. Ele está localizado no outro lado do rio Moldava e também inclui em seus arredores uma igreja impressionante.

Ela é famosa em Praga por um curioso carrilhão que pode ser ouvido a cada hora. E também por alguns grandes afrescos modernistas de František Urban e sua esposa Marie Urbanová-Zahradnická, inspirados por Alfons Mucha.

Menos conhecida é a sua coleção de tesouros que inclui a desconcertante omoplata de São Valentim que o Imperador Carlos IV deu a esta basílica no século XIV e que foi redescoberta em 2012. Desde então, uma missa especial é dedicada ao santo em 14 de fevereiro. Ingresso pago para visitas

O braço do ladrão da Igreja de Santiago em Praga

Fora dos circuitos turísticos, a igreja Sv Jakuba Vetsiho, que é realmente conhecida como a igreja dedicada ao apóstolo Santiago, é um dos segredos mais bem guardados da capital da República Tcheca.

É aconselhável visitá-lo coincidindo com um concerto de órgão. Mas, além de seu enorme interesse arquitetônico e musical, mantém uma curiosidade muito especial: o braço mumificado de um suposto ladrão que, ao tentar capturar a imagem da Virgem Maria, agarrou-a com tanta força, que, de acordo com a tradição, não pode soltar até que acabassem cortando seu braço. Ele agora está pendurado desafiadoramente em uma das paredes do templo. Ingresso pago para visitas

O santuário sagrado dos alquimistas de Praga

Na República Tcheca, existem vários museus dedicados ao mundo da alquimia. Mas nenhum é comparável ao localizado em um dos edifícios mais antigos da cidade. O local, acredita-se ser um laboratório alquímico criado no século XVI.

O principal objetivo dos alquimistas era criar ouro, a pedra filosofal ou o elixir da eterna juventude. O imperador Rodolfo II convidou muitos alquimistas, astrônomos e cientistas para sua corte em Praga.

Alguns deles também trabalharam neste laboratório, como o rabino Low, Tycho Brahe, Hajek Tadeas de Hajek, Johannes Kepler e muitos outros. Um lugar fascinante!

Os crânios pintados do ossuário da igreja de Krtiny

A igreja barroca neste recanto do relevo cársico da Morávia é uma das joias da herança religiosa tcheca projetada pelo grande Santini. É um dos grandes centros de peregrinação da Europa Central já por vários séculos.

Poucos visitantes sabem, no entanto, que é também um repositório de um impressionante ossuário descoberto no final do século XX. Ele inclui doze crânios que têm uma coroa de louros desenhados em carvão e, no meio da testa, têm uma grande letra T.

Esta pode representar a letra Tau grega que alude a um texto da Bíblia que é narração de quando o profeta Ezequiel ouviu a ordem de Deus para viajar por Jerusalém e traçar a letra Tau na testa dos homens que lamentaram todas as atrocidades perpetradas na cidade.

As catacumbas de Znojmo

A República Tcheca e suas histórias sobrenaturais

Entre as localidades tchecas que possuem “cidades subterrâneas”, essa pequena joia se destaca no sudoeste da Morávia. Fica muito perto da fronteira austríaca, famosa por seus vinhos e excelente culinária.

Embora você possa acompanhar uma visita tradicional para se aprofundar na história deste labirinto de cavernas, é muito mais gratificante e divertido mergulhar no mundo de mistério e fantasia que é proposto no show Mysterious Underground, onde as rochas ganham vida, o laboratório de um alquimista é recriado e uma incrível viagem ao passado é apreciada.

Se você é amante de mistérios e coisas sobrenaturais, descubra outras lendas do mesmo autor desse artigo de Javier Mazorra Ultrathumb: Chequia de ultratumba

Leia também Castelos e palácios da República Tcheca estão abrindo suas portas

Deixe uma resposta