Início Artigos A Hora do Budget

A Hora do Budget

32
0
COMPARTILHAR

Final do ano, último trimestre, terceiro quarter. Não importa o nome: o fato é que o final do ano chegou e, com ele, a Hora do Budget no mundo corporativo.

A hora de analisar métricas e resultados em um ano totalmente atípico e, com dados e uma dose de futurologia, prever o que nos aguarda em 2022.

Um recente evento, na área de Tecnologia da Informação, mostrou que, grande parte das empresas participantes mencionaram que a tecnologia seria um dos pontos de atenção na construção dos orçamentos para o próximo ano. Não se referindo à compra de equipamentos de última geração, mas, ao investimento em inteligência, mais especificamente, em data analytics, com foco no desenvolvimento de novos negócios e na transformação digital.

Parece interessante, empresas e empresários focados na análise de dados como ponto de partida na tomada de decisões e definições de estratégia. E realmente é muito interessante. Na minha visão a pergunta seguinte é: e depois?

Dados em mãos, objetivos e metas agressivos para 2022 e como tudo isso se conecta e gera subsídios para uma estratégia?

É aqui que começa a Hora do Budget de Marketing. Sim, uma estratégia de marketing assertiva, baseada em análise de dados de clientes, cenários e informações do seu mercado vão contribuir enormemente na tomada de decisões e, consequentemente, com o alcance de resultados.

Engana-se quem imagina que um Plano de Marketing tem como base infinitos e vultuosos investimentos em propaganda e mídia, como no passado. Um Plano de Marketing é – ou deveria ser – uma ferramenta poderosa para direcionar ações de vendas, gestão e ainda recursos humanos com vistas ao resultado.

Mais: se o Plano de Marketing não levar em consideração sua realidade orçamentária, certamente há um equívoco.

Então, a hora do budget é, na verdade, a hora de pensar o objetivo do seu negócio, da sua empresa.

Artigo de Adriana Cardoso, sócia da Cromo Marketing
Leia mais artigos sobre o setor de turismo no Brasil e no mundo

Deixe uma resposta