Início Agências de Viagem e TMCs Novas rotas turísticas e debates sobre inovação marcam primeiro dia da Travel...

Novas rotas turísticas e debates sobre inovação marcam primeiro dia da Travel Next, no Expominas

9
0
COMPARTILHAR

Oferecer um espaço de excelência para o agente de viagens e colocá-lo no centro da programação. O objetivo que resultou na criação da Travel Next, em 2023, permanece vivo na terceira edição do evento que foi oficialmente aberto dia 19 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte. Rubia Coser deixou essa mensagem clara no discurso proferido durante a solenidade. “Caros agentes, saibam que é por vocês e para vocês que estamos aqui”, disse.

Novas rotas turísticas e debates sobre inovação marcam primeiro dia da Travel Next, no Expominas

Acompanhada da subsecretária de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Patrícia Moreira, da presidente da Belotur, Bárbara Menucci, e de outras autoridades do turismo mineiro, a empresária, idealizadora e diretora da Travel Next também destacou a consolidação de outro importante marco do evento: mostrar a riqueza turística do estado por meio dos atrativos, da gastronomia e da cultura vibrante. “Nós furamos a bolha e inserimos assim Minas Gerais na rota dos maiores e mais importantes eventos do trade turístico brasileiro”, comemorou Rubia.

Novas rotas turísticas e debates sobre inovação marcam primeiro dia da Travel Next, no Expominas

O feito foi reconhecido por Romeu Zema, governador do estado, em vídeo apresentado durante a abertura, que destacou o alinhamento de gestão com a indústria do turismo. “Minas passou a figurar entre os estados que mais atraem turistas em todo o Brasil, o que tem sido possível porque investimos na cultura, na gastronomia e novos atrativos turísticos das diferentes regiões do estado. Criamos dezenas de novas opções turísticas para valorizar nossos produtos e tradições”, destacou o governador.

Prova disso é a participação maciça de destinos mineiros no evento, com direito ao lançamento oficial de duas rotas turísticas que celebram a religiosidade do estado realizadas pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com o Sebrae Minas.

Novas rotas turísticas e debates sobre inovação marcam primeiro dia da Travel Next, no Expominas

A rota “Caminhos Franciscanos” resgata a história da chegada dos frades capuchinhos e das clarissas franciscanas à região do Vale do Mucuri, enquanto a rota “Caminhos da Agonia” celebra a santa portuguesa Nossa Senhora da Agonia, conectando as cidades de Cristina, Itajubá, Maria da Fé e Pedralva, na Serra da Mantiqueira.

Além de celebrar a religiosidade, ambas as rotas têm perfil rural, propõem contato com a natureza e com as comunidades e acesso à produção local de iguarias como cafés e azeites.

Além de conexões e da oportunidade de negócios com as mais de 600 marcas expositoras, o evento também se destaca pela oferta de conteúdo qualificado. Daniel Turbox, curador da grade de palestras, explicou que a ideia central é munir dessa forma o agente de viagens de informações de diferentes vieses.

“Exige-se que o agente de viagens seja multitarefas e saiba de tudo, desde informações sobre os destinos até o aspecto jurídico, estratégias de marketing e ferramentas de inteligência artificial, então o meu objetivo foi trazer esse repertório por meio dos palestrantes”, explicou Turbox.

Dudu Rodrigues foi um dos destaques do primeiro dia, revelando oportunidades e necessidades dos turistas com transtorno do espectro autista (TEA). Ele reforçou a importância de ajustar a infraestrutura turística com oferta de salas multissensoriais para esse público, mas, acima de tudo, lembrou a importância do treinamento e da inclusão de fato, com a contratação de profissionais com TEA.

Novas rotas turísticas e debates sobre inovação marcam primeiro dia da Travel Next, no Expominas

Lucas Wagner, executivo de contas do Google, destacou a mudança na jornada de compra devido aos impactos das novas tecnologias e à multiplicidade de pontos de contato entre clientes e marcas que torna portanto o processo cada vez mais complexo. “É essencial ter abertura para testar as novas funcionalidades e entender portanto o que faz sentido para a sua rotina e aumenta o impacto das suas entregas”, sugere.

Em sua palestra, Rafael Cortezlotou o auditório e as laterais do espaço dedicado ao conhecimento. O humorista abordou a IA, mas não aquela que estamos começando a nos familiarizar e que aparece em todas as rodas de conversa. Ele falou sobre o impacto da autenticidade para a vida e para os negócios. “Autenticidade é o que nos faz ser humanos, ela bebe do nosso repertório, da nossa bagagem e entrega assim o que há de mais genuíno na gente”, disse.

Ele defendeu a importância de se destacar mais por histórias do que por dados, mais pela escuta do que pela fala. “Comuniquem-se além dos algoritmos e transforme dessa forma o seu jeito único em ferramenta”.

Novas rotas turísticas e debates sobre inovação marcam primeiro dia da Travel Next, no Expominas

A Travel Nexttem patrocínio da BELOTUR – Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, do Ministério do Turismo, da Vai de Promo e da Seguros Promo, e conta com apoio da Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais. A festa de abertura, que também ocorreu dia 19, teve patrocínio do Rio Grande do Sul, da Pousada Amada Terra, da Soultraveler e da Visual Operadora, levando atrações musicais e apresentações exclusivas para 400 agentes de viagens. A expectativa é que 6 mil profissionais passem pela Expominas durante os dois dias de evento.

A programação completa do evento está disponível no site. O credenciamento é obrigatório.

Leia mais notícias sobre o setor de eventos
Visited 4 times, 4 visit(s) today