Início Cruzeiros 510 mil brasileiros embarcaram em cruzeiros marítimos pelo mundo em 2018

510 mil brasileiros embarcaram em cruzeiros marítimos pelo mundo em 2018

1199
0
COMPARTILHAR

Em 2018, 510 mil brasileiros embarcaram em navios de cruzeiros dentro e fora do país. O número é quase 15% maior do que em 2017. É o que mostra um estudo anual da Cruise Lines International Association (CLIA), que traça o perfil de cruzeiristas em todo o mundo.

“Os brasileiros têm tudo a ver com os cruzeiros. São pessoas que amam viajar e que prezam por dias de descanso e diversão. Aliado a isso, os navios são sempre excelentes opções de custo x benefício. Isso permite que esse tipo de viagem se adeque ao bolso de casa pessoa”, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.

Segundo ele, uma pequena melhora na economia já surte um grande impacto na demanda de cruzeiristas. “Devemos crescer dois dígitos na temporada que acabou em abril. Para 2019/2020, com um navio a mais na costa brasileira, a oferta vai crescer e deve chegar a 530 mil leitos”, completou Ferraz.

Está claro que muitos brasileiros gostam de viver experiências sobre as águas. Mas para onde esse meio milhão de pessoas navegou no ano passado?

Brasil e Caribe são os destinos preferidos

O Caribe teve crescimento de 7% entre os brasileiros

Em primeiro lugar, aparece a própria costa brasileira, que também inclui roteiros pela América do Sul, com 315 mil viajantes. Foram 13% a mais que no período anterior.

Mas quando falamos de destinos internacionais, o Caribe é o preferido dos brasileiros, com 111 mil cruzeiristas. O crescimento foi de 7%. Muitos fatores contribuem para isso, entre eles a diversidade de destinos da costa caribenha.

De Barbados a Jamaica, de St. Lucia as Bahamas, de Guadalupe a Trinidad e Tobago, são oferecidos roteiros que permitem que as pessoas cheguem a muitos lugares paradisíacos que estão próximos, mas que viajando isoladamente custariam muito mais ou teriam que ser conhecidos em viagens diferentes.

Europa fica em terceiro na escolha dos brasileiros

Lisboa é uma referência em cruzeiros marítimos na Europa

Em seguida, a Europa mostra que é querida pelos brasileiros, não apenas pelos ares, mas também pelos mares. O continente recebeu quase 49 mil cruzeiristas do Brasil, distribuídos entre roteiros pelo Mediterrâneo Central e Ocidental (21 mil pessoas), Leste do Mediterrâneo, (17 mil cruzeiristas), países Bálticos, (5 mil brasileiros) e Norte da Europa (6 mil pessoas).

Vale destacar os cruzeiros de Travessia, que foram escolhidos por mais de 22 mil pessoas. Eles acontecem a cada início ou término de temporada, quando os navios saem do destino atual e seguem rotas que atravessam oceanos, como as dos antigos transatlânticos, para chegar no local onde começará um novo período de navegação.

Essa viagem, que é mais longa, pode ser muito vantajosa para os turistas que querem conhecer diversos lugares com excelente custo-benefício. Outra vantagem é que é possível fazer apenas alguns trechos desses roteiros. Com possibilidades de embarque em diferentes cantos do mundo.

África, Oriente Médio e Alasca aparecem com bom desempenho

O Alasca vem se destacando como destino

O estudo ainda traz África e Oriente Médio, que, juntos, receberam 4,5 mil brasileiros pelo mar. Mostra também o Alasca, que foi procurado por quase 3 mil cruzeiristas do Brasil.

Esses números, que apresentam uma crescente nos dois últimos anos, vão ao encontro de um recente estudo, também da CLIA (Cruise Line International Association), que traz a procura por destinos exóticos e menos acessíveis como uma tendência para este ano.

Para finalizar, foi traçado um breve perfil desses viajantes. O estudo mostrou que a idade média entre os cruzeiristas brasileiros é de 44 anos. E, na maior parte das vezes, essas pessoas optaram por viagens com duração de 7 dias.

Leia também Cruzeiros marítimos: dicas para a primeira viagem