Uma noite para ficar na história com shows com nomes de destaque da música mineira, além de um espetáculo emocionante, com cores, luzes e muita música, marca a chegada de 2026 com a realização da Virada da Liberdade, em Belo Horizonte. A programação completa foi apresentada, na manhã desta quarta-feira (19), em coletiva de imprensa realizada no Palácio da Liberdade.

Em sua quarta edição, a festa trará novidades: um grande palco cenográfico emoldurando o Palácio da Liberdade, um show de drones totalmente inédito, videomapping ampliado e homenagem ao cantor e compositor Lô Borges.
A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio da Copasa, Codemge, Instituto BAT Brasil, Itambé e Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).
Neste ano, a Virada da Liberdade é concebida a partir do tema “Fé no Amanhã”. O evento fortalece a imagem do estado como referência em turismo cultural, inovação e hospitalidade, e também de tradição. Desde sua estreia, a Virada valoriza os artistas do estado e promove uma grande confraternização, a partir de uma programação diversa e gratuita, alcançando públicos de todas as idades.
A festa também fomenta a atividade turística na capital. “A Virada atrai turistas, aquece o comércio e movimenta a economia criativa. Ela coloca o estado no mapa dos grandes destinos de fim de ano”, ressaltou a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega. “Além disso, a partir do tema ‘Fé no Amanhã’, nós celebramos um ano com muitas conquistas. E avançamos rumo ao novo, ao que se inicia com muita fé e boas expectativas nessa construção”, acrescentou.

Grande palco cenográfico
A Praça da Liberdade será transformada com a instalação de um grande palco que valoriza o Palácio como símbolo central da identidade mineira. Nesse novo espaço, artistas mineiros vão se apresentar contagiando o público reunido para celebrar o Ano Novo.
A festa começará com atrações para a criançada. A banda Pé de Sonho apresentará o projeto musical dedicado ao público infantil e às famílias, reforçando a Praça da Liberdade como lugar de convivência ampla e acolhedora. Na sequência, Juarez Moreira, um dos violonistas mais respeitados do Brasil, oferecerá ao público um encontro entre a sofisticação musical mineira, técnica e sensibilidade.
A programação segue com uma gama de músicos mineiros de destaque na cena nacional.
Aline Calixto levará à Virada a força do samba, com sua presença marcante de palco, apresentando músicas que combinam tradição e contemporaneidade.
Outro destaque da noite é o grupo Lagum, expoente do cenário atual. A banda mostrará o show e sua nova turnê com faixas inéditas, além de grandes sucessos.
No encerramento da noite, o vocalista Bruno Gouveia, nascido em Ituiutaba, sobe ao palco com a banda Biquíni (antiga Biquíni Cavadão). Seu repertório marcou gerações em um dos grupos mais influentes do pop-rock no Brasil.
“A Copasa tem orgulho de ser patrocinadora master da Virada da Liberdade, um evento que celebra a cultura, a arte e a identidade mineira. A Praça da Liberdade e o Circuito Liberdade são símbolos de convivência e patrimônio cultural. Acreditamos que democratizar o acesso à cultura é tão importante quanto garantir saneamento de qualidade. Nosso compromisso é com Minas Gerais, com a sustentabilidade e com a valorização dos espaços que unem tradição e inovação”, define a superintendente de comunicação da Copasa, Lucélia Morioka.
Espetáculo inédito de drones
O ápice da festa, próximo à meia-noite, contará com uma apresentação de drones inédita celebrando a chegada do novo ano. O show contará com fogos de baixo ruído, baixa emissão de fumaça e efeitos especiais sincronizados em três pontos dentro do Palácio da Liberdade. Conduzida pelo mestre de cerimônia Kdu dos Anjos, o público fará a contagem regressiva com imagens que simbolizam a força e a cultura de Minas Gerais.
Virada eletrônica na Estação
Na Praça da Estação, atrás do Museu de Artes e Ofícios, a equipe realizará uma programação de seis horas de atividades culturais gratuitas, com apoio da Cemig. O evento promete uma celebração inclusiva que valoriza a cultura e a gastronomia de Minas Gerais.




