Início Artigos Um sonho holandês: inauguração da cidade Zaandam

Um sonho holandês: inauguração da cidade Zaandam

455
0
COMPARTILHAR

Uma família de descendentes holandeses sonhava reproduzir a vida de uma cidade típica da Holanda atual em Nova Petrópolis (RS) e homenagear as colônias do país no Brasil. E o sonho se tornou realidade: um pedaço da Holanda na Serra Gaúcha, chamado Cidade Zaandam.

O novo empreendimento turístico típico holandês foi instalado em Nova Petrópolis. Cidade turística por onde passam cerca de 500 mil viajantes por ano em direção a Gramado e Canela. Dia 30 de outubro, participamos da inauguração do empreendimento no seu salão interno totalmente decorado com símbolos da cultura holandesa. O espaço reúne ainda restaurante, confeitaria, bar e empório.

A fachada multicolorida mostra uma vila holandesa com casas típicas e um grande moinho holandês, construções iluminadas à noite, destacando a arquitetura da Cidade Zaandam.

Do lado de fora, há mais espaço para aproveitar as delícias produzidas pela família. Há também espaço para eventos e símbolos holandeses conectam o visitante com a história e a cultura dos Países Baixos.

O objetivo da visita – representando a Associação Cultural Brasil Holanda (ACBH) – foi de estreitar laços com holandeses no Brasil, divulgar a ACBH/Global Integration, fazer conexões e conhecer novas maneiras de valorizar a cultura.

Para saber o que motivou André Krai e sua família a investir em um atrativo inspirado na Holanda, marcamos com essa pessoa cheia de energia e ânimo no deck Zaandam, após desfrutar de uma sopa de ervilhas com bacon, acompanhada de batatas fritas em um cesto de metal.

Apaixonado pela Holanda, André conta que conheceu o país em suas viagens anuais por motivo de trabalho. Ele é empresário da área de moda. Ele aprecia o povo holandês, o respeito, a diversidade e a igualdade, além da história da Holanda e o desenvolvimento da indústria, da criatividade.

Tudo isso o deixa muito encantado. Sem falar da construção dos diques, moinhos, tulipas e o queijo holandês. Seu pensamento foi: “Por que eu não posso misturar isso tudo num caldeirão e apresentar para os turistas que vêm visitar a nossa região?”.

O início se deu uma vez que visitou os Países Baixos. Não conseguindo lugar para se hospedar em Amsterdã, encontrou um hotel especial no coração da cidade de Zaandam, onde o estilo arquitetônico tradicional local foi renovado e modernizado de uma forma muito criativa. Esta mistura perfeita entre o moderno e o antigo motivou-o a desenvolver o projeto Zaandam, fazendo homenagem a essa linda cidade a norte de Amsterdã.

Visitas às colônias holandesas no Brasil ajudaram André e sua equipe a continuar montando a estrutura de tudo que precisava ter em sua cidade: um moinho típico, um canal de água, Peter salvando o dique holandês, um espaço kids, a comida, a dança e as atrações culturais.

Um Sonho Holandês Inauguração da Cidade Zaandam

Com Zaandam, a Holanda chega um pouco mais perto dos brasileiros

Zaandam está localizada na rua 15 de Novembro, a principal de Nova Petrópolis, e funciona diariamente. Nas noites dos finais de semana, o visitante se encanta com a apresentação de um show de música e luzes, o Wals van Lichten. Tudo para  encantar, divertir e servir o visitante.

A cidade holandesa no Rio Grande do Sul intenta fazer uma ligação com as comunidades holandesas, que tem ali a oportunidade de mostrar sua cultura, pois uma futura construção irá abrigar o museu, onde será possível ver como é feito o tamanco de madeira e conhecer a história da imigração holandesa no Brasil. Também não irá faltar a história do cooperativismo, pois Nova Petrópolis é o berço do Sicredi, apoiador do empreendimento.

Os planos do empreendedor não param na inauguração festiva, momento especial com coquetel para convidados da embaixada e das comunidades holandesas, fita nas cores da bandeira holandesa, show de fogos e muita comida gostosa.

Estando no local, percebe-se como foi pensado em cada detalhe. Além de tudo que já acontece, Krai está cheio de ideias e preparando mais entretenimento em Zaandam: visita guiada ao moinho, degustação de queijos e petiscos, lugar para tirar uma foto à moda antiga, espaço para festas, exposições relacionadas à cultura holandesa e uma noite cultural completa com humorista e apresentação de dança em tamancos.

Nos finais de semana e em feriados, servem almoço holandês, mas outras iguarias típicas estão no cardápio. Degustamos uma cerveja holandesa que começou a ser produzida aqui, da Bierbrouwerij De Roos, que lançou a cerveja Bikse Tripel no Brasil em 2020. O novo empreendimento turístico também oferece ao visitante a possibilidade de adquirir diversos produtos. Entre eles os típicos queijos, pães, café, biscoitos e o stroopwafel.

Conforme André Krai explica, os sonhos do projeto Zaandam são muito maiores. Eles incluem a construção de uma marca forte, produção e comercialização de produtos locais e típicos. E, mais tarde, a expansão pelo Brasil, com cafeterias e restaurantes. Ele sonha alto, tem planos para dentro de seis anos ter “uma Zaandam em várias cidades, em cada aeroporto do Brasil… até construir uma Zaandam em Zaandam, na Holanda”.

Artigo de Marina van der Vinne, coordenadora do Global Integration da Associação Cultural Brasil Holanda
Leia também Rota do Vinho: onde aproveitar o enoturismo no Brasil

Deixe uma resposta