O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World) reconheceu o Aeroporto Internacional Juan Santamaría (SJO), em San José, na Costa Rica, como o ‘Melhor Aeroporto da América Latina e Caribe’ na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros, segundo o ASQ Airport Service Quality Awards 2024. Pesquisadores se basearam em pesquisas realizadas diretamente com passageiros, que avaliaram a experiência de viagem e a qualidade dos serviços oferecidos.
A AERIS, empresa que integra o portfólio da CCR Aeroportos, administra o aeroporto. O SJO conquistou a liderança graças a um esforço conjunto da operadora, a comunidade aeroportuária, autoridades governamentais e outros stakeholders. O Aeroporto Internacional de Quito (UIO), no Equador, também gerido pela CCR Aeroportos, ficou na terceira colocação. O resultado consolidou o compromisso do grupo com a excelência operacional.
“A qualidade e a eficiência dos aeroportos sob nossa gestão são motivo de orgulho para o Brasil. A conquista de San José e a presença de Quito entre os melhores do mundo mostram que a CCR Aeroportos tem competência para entregar padrões internacionais de serviço e conforto aos passageiros”, afirma Waldo Pérez, Presidente da CCR Aeroportos.
O reconhecimento ao Aeroporto de San José reforça os avanços implementados nos últimos anos. Entre eles, a nova identidade visual alinhada à cultura da Costa Rica, melhorias em infraestrutura e a consolidação do Comitê de Experiência do Cliente, que fortalece o compromisso com a excelência no atendimento.
“O SJO é a principal porta de entrada da Costa Rica. Nosso compromisso é garantir que cada passageiro vivencie a essência do ‘Pura Vida, da Costa Rica’. Este prêmio é um reflexo do esforço conjunto de toda a comunidade aeroportuária. Trabalhamos diariamente para oferecer um serviço de classe mundial”, destaca Ricardo Hernández, Diretor de Negócios Internacionais da CCR Aeroportos.
Os prêmios ASQ são considerados a principal referência global para medir a experiência nos aeroportos, avaliando aspectos como agilidade nos processos, cordialidade da equipe, limpeza, conforto e eficiência operacional.