A Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, se consolida como um dos maiores eventos de café do mundo. Edição desse ano teve mais de 20 mil visitantes e 42 milhões em negócios. Os números representam um incremento de 20% em relação ao evento realizado em 2017.
O balanço final da sexta edição da Semana Internacional do Café, que aconteceu entre os últimos dias 7 e 9 de novembro, surpreendeu até a organização. Os números bateram todos os recordes.
“Foi um evento excelente em vários aspectos. Nesta edição registramos muitos negócios sendo realizados durante a feira. Os compradores provaram cafés e fecharam parcerias no próprio estande”, comemorou o diretor de planejamento da Café Editora, Caio Alonso Fontes.
Pequeno produtor marcou presença
Nas mesas de cupping estavam presentes diversos expositores. Isso demonstra o crescimento do pequeno produtor já fazendo negócio direto com o comprador.
“O mundo pode conhecer a força da comunidade do café nacional. Como avançamos no mercado de café especial. E também na relação entre todos os elos da cadeia produtiva do produto”, destacou a diretora de conteúdo da Café Editora, Mariana Proença.
Mais de 50 mil cafés foram degustados nos três dias. Estiveram presentes mais de 250 compradores internacionais, vindos de 60 países distintos. Mais de 160 expositores marcaram presença na feira.
“Achei espetacular. Volume de público altíssimo. Não tinha produto que chegasse”, afirmou Edgard Nami, expositor da Café Store.
Para o superintendente do Sebrae-MG, Afonso Rocha, “o Brasil reforça sua presença no mercado internacional do café. O país deixa de ser vendedor de commodity para oferecer a experiência de se beber café”.
A programação incluiu 190 horas de palestras e workshops e mais de 200 sessões de cupping. Além dos eventos técnicos Seminário Internacional DNA Café, o Fórum da Cafeicultura Sustentável, Encontro Educampo e a Cafeteria Modelo.
“Inovação é a palavra da vez quando se fala no panorama atual do café”, ressaltou o diretor da FAEMG, Breno Mesquita. O assessor especial de café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Niwton Moraes. Depois ele ainda destacou que a exigência de mercado vai além da qualidade do grão. Para ele, os compradores hoje exigem o aperfeiçoamento do processo produtivo como um todo.
Premiações na Semana Internacional do Café
Das 405 amostras recebidas, número recorde até agora, foram selecionados 180 cafés. Afonso Danizete de Abreu Lacerda, da Fazenda Forquilha do Rio, de Dores do Rio Preto, interior do Espírito Santo, na Região Caparaó, levou o título de Coffee of the Year 2018 na categoria arábica.
Ele, que já é bicampeão do prêmio (venceu em 2016), tem uma produção familiar na região. “Dedico este prêmio à minha família”, disse. E na categoria canéfora, o campeão foi o cafeicultor Luís Cláudio Souza, da Fazenda Grãos de Ouro, também do Espírito Santo, da cidade de Muqui. Muito emocionado, Souza agradeceu a conquista e afirmou ter muito orgulho de ser cafeicultor.
Campeonatos Mundiais de Café: inéditos no Brasil
Clima de final de Copa do Mundo marcou a disputa do campeonato mundial de café, realizado pela primeira vez no Brasil, durante a Semana Internacional do Café. Cerca de 150 competidores premiados de mais de 40 países estiveram na capital mineira.
Dividida em quatro categorias, que atendem as diversas maneiras de fazer café, a “copa do mundo do café” foi sucesso de público. “A competição foi importante para colocar definitivamente a Semana Internacional do Café no calendário global de eventos do setor, proporcionando que muitos visitantes e compradores internacionais viessem conhecer o Brasil e quanto o mercado de café nacional está consolidado”, afirma o editor e diretor comercial da Revista Espresso, Marcos Racy Haddad.
A Semana Internacional do Café 2019 já tem data marcada: 20 a 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.