Início Notícias Saiba como investir para viajar daqui a 2 anos

Saiba como investir para viajar daqui a 2 anos

340
0
COMPARTILHAR

Quem não gosta de viajar? Grande parte das pessoas enxergam gastos exagerados em uma viagem, quando na verdade viagens são nada menos que investimentos. É preciso investir para viajar. Isso mesmo! Investimento em você, no seu bem-estar e no seu lazer.

O que te impede de começar a colocar seus planos em prática e conhecer lugares que sempre sonhou? Para quem acredita na dificuldade financeira como desmotivação, o app Renda Fixa está aqui para mostrar que com planejamento, é perfeitamente possível investir para viajar.

Criado em 2014 por Francis Wagner, o app Renda Fixa é uma plataforma on-line de busca e comparação de opções de investimentos que coleta informações de 31 instituições financeiras parceiras e exibe de forma intuitiva e amigável ao investidor, iniciante ou mais experiente.

O aplicativo está disponível gratuitamente para Android, iOS, Web e Facebook App. Ele também permite acompanhar aplicações em tempo real e tirar dúvidas com especialistas, entre outras funcionalidades.

Essa ferramenta pode ser um apoio importante, pois seu planejamento envolve não apenas os detalhes sobre a viagem em si mas também uma organização financeira para ter recursos o suficiente. Ficou animado? Então confira algumas dicas valiosas para te auxiliar nesse processo!

Planeje todos os detalhes da sua viagem

Com a internet, fazer um planejamento de viagem se tornou bem mais simples. Há plataformas que proporcionam passagens e hospedagens mais em conta. Assim, vcoê pode escolher entre as opções que mais se encaixam nas suas expectativas. Ainda assim, mesmo com todas as mudanças positivas, o planejamento continua sendo parte essencial para realizar esse sonho.

Nesse sentido, investimentos e aplicações financeiras podem ajudar bastante e fazer toda a diferença para que você tenha os recursos suficientes para desfrutar da sua viagem da melhor maneira possível. A seguir, traremos um passo a passo para que você planeje todos os detalhes e consiga realizar uma viagem em 2 anos.

Confira cada etapa que listamos para você:

  1. Escolha o seu destino, levando em consideração o local que você deseja conhecer;
  2. Depois de escolhido o seu destino, pesquise sobre os pontos turísticos do local que você quer visitar;
  3. Pesquise também sobre as melhores épocas do ano para visitar o destino escolhido;
  4. Procure saber como é o clima no destino escolhido no período em que você está planejando visitar o local;
  5. Escolha a quantidade de dias de duração que a sua viagem vai ter;
  6. Trace um roteiro de viagem com todos os locais que você pretende conhecer e quais as atrações turísticas você quer visitar em cada um deles, além de quantos dias pretende ficar;
  7. Elabore uma planilha e inclua nela todos os gastos que você vai ter durante a viagem, tais como: os preços das passagens e das hospedagens, passeios que vai realizar, alimentação, compras e os gastos com deslocamento (translado do aeroporto até o hotel, transporte público no local, aluguel de carro, entre outros);
  8. Faça um planejamento detalhado para saber quanto vai precisar poupar e investir em dinheiro para conseguir o montante necessário para fazer essa viagem;
  9. Escolha o investimento que pode ajudar melhor você a alcançar esse objetivo no tempo necessário. Falaremos com mais detalhes sobre isso adiante;
  10. Seja disciplinado e siga o seu planejamento a risca. Mantenha o foco no seu objetivo e você vai conseguir os recursos que precisa para viajar daqui a 2 anos!

Encaixe os custos da viagem dentro do seu orçamento

Depois da escolha do lugar definida, você vai precisar realizar um planejamento financeiro para conseguir obter todos os recursos necessários. Para realizar esse planejamento, o primeiro passo é identificar qual será o custo da sua experiência para então encaixá-lo dentro do seu orçamento e poder viajar sem passar sufoco.

Não importa o destino escolhido, fazer um planejamento financeiro é essencial. Para isso, você vai precisar definir as suas prioridades, organizar as suas contas e planejar os gastos com cuidado. Depois que você identificar os valores necessários para realizar a sua viagem, você deverá pensar em quanto precisa poupar a cada mês para obter esse montante e em qual aplicação financeira você deverá aplicar esse dinheiro.

Caso você queira apenas deixar o dinheiro em sua conta corrente, a conta é fácil, basta dividir o valor total dos custos por 24 meses. Entretanto, essa não é, de forma alguma, a melhor e mais vantajosa maneira para juntar o montante que você precisa.

Investir em uma aplicação financeira pode ser a opção mais adequada

A princípio, você pode até achar que a diferença é pequena. Mas caso você compare entre não investir ou aplicar seus recursos em um investimento rentável, você vai perceber que pode conseguir uma boa quantia em dinheiro a mais para aproveitar durante a sua viagem ou mesmo poderá obter todo o montante necessário mais rapidamente.

Existem no mercado diversos tipos de aplicações financeiras que você pode escolher para obter os recursos necessários para viajar daqui há dois anos e o ideal é pesquisar entre essas opções e escolher aquela que seja mais rentável para você.

Para isso, você pode seguir alguns passos sobre os quais falaremos a seguir:

Tenha as suas metas definidas

Como já dissemos, depois do destino escolhido, a primeira coisa que você deve saber é de quanto dinheiro você vai precisar, ou seja, você tem de definir qual a sua meta financeira para realizar uma viagem em 2 anos.

Para definir sua meta, você deve ser capaz de responder duas perguntas:

  1. Quanto você precisa para viajar?
  2. Quanto você deseja ter de sobra no seu orçamento para gastar durante a viagem?

Respondidas essas duas perguntas, você vai saber o quanto em dinheiro será necessário economizar para escolher a aplicação financeira adequada. Depois de definida essa meta, você deve manter o foco e seguir o planejamento necessário para alcançá-la. Um planejamento financeiro, como já falamos antes, é fundamental para que você consiga alcançar seu objetivo e administre o dinheiro durante a viagem da maneira mais adequada possível.

Dessa forma, a dica é que você tenha anotados todo o dinheiro que entra e que sai do seu orçamento. Inclusive pequenos gastos que você pode considerar irrelevantes. Para isso, você pode usar planilhas ou mesmo apps para smartphones com essa função.

Defina um prazo para a sua viagem

Depois, você deve escolher a data da sua viagem. Assim, você vai conseguir visualizar com mais facilidade quanto tempo você tem para alcançar a meta financeira estabelecida.

Levando em consideração que você quer viajar daqui a 2 anos, você sabe que tem 24 meses para aplicar seu dinheiro. Você deve levar isso em consideração para escolher em quais ativos irá realizar seus investimentos.

Seja disciplinado

Também já dissemos isso, mas vale a pena reforçar: você precisa ter disciplina e manter o foco no seu objetivo. É importante ter a noção exata da quantia em dinheiro que você vai precisar economizar e em quanto tempo você precisa alcançar o montante final. É preciso se manter focado para separar esse valor a cada mês.

Para isso, a dica é que você encare esse valor a ser economizado como uma das suas despesas essenciais. Dessa maneira, fica mais fácil conseguir evitar os gastos desnecessários e as compras supérfluas durante o tempo que você precisa poupar dinheiro para a sua viagem.

Faça mudanças em seus hábitos financeiros

Se você vai investir seu dinheiro para viajar daqui a 2 anos, vai precisar rever e alterar seus hábitos financeiros. Será necessário reduzir seus gastos para ter o montante disponível para seus investimentos durante esses 24 meses.

Para isso, você pode, por exemplo, parar de gastar com a mensalidade da academia e fazer as suas atividades físicas ao ar livre. Ou quem sabe, preparar o seu próprio almoço ao invés de almoçar fora todos os dias. Essa são algumas entre outras pequenas mudanças que podem ser significativas.

É importante que você tente reduzir os seus gastos ao máximo, mantendo, sem dúvidas, o seu padrão de vida, buscando um equilíbrio nas suas contas e no seu orçamento.

Mantenha o seu orçamento organizado

Para que você consiga realizar os itens anteriores, é necessário que você organize o seu orçamento. Para isso, anote todas as suas eventuais dívidas e se planeje para pagá-las, além de manter o controle das suas receitas e das suas despesas.

Se você tem alguma dívida em aberto, antes de começar a investir dinheiro para viajar, pague-as. Assim, você evita se endividar ainda mais.

Aprenda como economizar dinheiro para a sua viagem

Quanto maior o montante você conseguir investir a cada mês, mais rápido vai conseguir alcançar seu objetivo. E isso não vale apenas para o valor inicial, pois quanto maior também o seu aporte mensal, maior serão os benefícios dos juros sobre o valor aplicado. Por isso, mudar seus hábitos financeiros e conseguir guardar mais dinheiro, é uma solução eficiente.

Agora você já sabe como planejar a sua viagem e conseguir ter recursos o suficiente para viajar daqui a 2 anos. Hora de colocar em prática!

 

Deixe uma resposta