A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio marcaram presença na edição 2025 do Festuris – Festival Internacional de Turismo, que aconteceu em Gramado (RS) entre 7 e 9 de novembro. O estado apostou em uma estratégia robusta para a divulgação de seus diversos destinos turísticos, com um estande próprio de 66m² e diversas ativações instagramáveis que engajaram visitantes e profissionais do setor.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou a importância da participação na feira para alavancar a vinda de turistas para o Rio de Janeiro. “Nosso estado possui uma variedade incrível de atrativos, que vão muito além da capital. Estar no Festuris com uma estrutura como a nossa é fundamental para reforçar a imagem de um destino completo e diversificado. Queremos atrair mais visitantes e mostrar as belezas das nossas regiões, do litoral à serra. As ativações interativas são um convite direto para que todos registrem e compartilhem um pouco da experiência fluminense”, disse o secretário Gustavo Tutuca.
O estande do Rio de Janeiro é projetado para oferecer uma imersão nos principais destinos e atrativos do estado. Ele se utiliza da popularidade das redes sociais para potencializar a visibilidade. As áreas temáticas e os espaços “instagramáveis” permitem aos participantes criar conteúdo atrativo, levando a marca RIO do turismo fluminense para o ambiente digital.

Reunião do Fornatur discute avanços no “Tax Free”
Na manhã de 7 de novembro, a pauta do desenvolvimento do turismo foi intensificada com a realização de uma reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur), em Gramado. Um dos assuntos foi o programa de isenção fiscal conhecido como “Tax Free”. É uma importante iniciativa para o setor, destacada pelo subsecretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Félix. Reconhecido por sua longa trajetória e experiência, o subsecretário detalhou o progresso do Rio de Janeiro no tema, após um processo que envolveu o acordo de diversas instâncias e estados.
”A implantação do ‘Tax Free’ para o Rio de Janeiro é importantíssima. Nós já passamos por todo o processo necessário, agora está entrando em licitação. A meta é que antes do Carnaval, ele já esteja implantado. É um grande avanço, e nós tivemos a colaboração de todos os estados da federação para que isso fosse possível, por meio das aprovações no Confaz e no próprio Fornatur”, ressaltou Nilo Félix.
O subsecretário destacou ainda o potencial retorno econômico do programa para os cofres públicos estaduais. “Isso é uma isenção fiscal, sim, mas retorna cinco vezes mais o valor desse imposto, o ICMS. É uma medida que trará um ganho significativo, e sugiro que os secretários de turismo apresentem essa oportunidade aos seus secretários de Fazenda.” Nilo Sérgio Félix também mencionou que estados como Rio Grande do Norte, Minas e Paraná estão avançados na discussão ou implementação do projeto.




