Início Esportes Rede Brasileira de Trilhas é a campeã do prêmio internacional Advancing Trail

Rede Brasileira de Trilhas é a campeã do prêmio internacional Advancing Trail

335
0
COMPARTILHAR

A Rede Brasileira de Trilhas, iniciativa que conecta as trilhas de longo curso pelo Brasil, recebeu o prêmio Advancing Trails Award na categoria Internacional, no mês de março. Esse foi o primeiro prêmio de renome internacional, recebido até então pela empresa. A trilha da Babilônia, reflorestada periodicamente por um projeto do shopping RIOSUL, faz parte da plataforma campeã.

Rede Brasileira de Trilhas é a campeã do prêmio internacional Advancing Trail

Promovida pela American Trails, a maior organização de trilhas do mundo, a premiação valoriza instituições gestoras de trilhas e de áreas protegidas, assim como profissionais, empresas, voluntários e conservacionistas que trabalham nesta área.

A Trilha Transcarioca, que faz parte da Rede Brasileira de Trilhas, é um circuito de ecoturismo no Rio de Janeiro, com 180km de distância entre Barra de Guaratiba, na zona Oeste do Rio, até o Morro da Urca, ao lado do ponto turístico Parque Bondinho Pão de Açúcar.

“O RIOSUL é um shopping intrinsecamente ligado à cidade do Rio e ao jeito carioca de ser. Estamos portanto sempre apoiando causas e promovendo ativações que aproximam a gente, cada vez mais, dos moradores da Cidade Maravilhosa. São 42 anos de história e apoiar a trilha Transcarioca é mais uma iniciativa da qual temos muito orgulho”, comenta Adriana Freitas, gerente de Marketing do RIOSUL.

O shopping RIOSUL já reflorestou mais de 50 hectares com o plantio de mais de 300 mil mudas dos morros do Leme, São João e o da Babilônia. Diversas espécies nativas como Pau-brasil, Ipê-amarelo, Aroeira e muitos outros voltaram assim a colonizar a área espontaneamente após a manutenção do terreno.

O impacto desse reflorestamento foi percebido pela volta da fauna local, hoje espécies que haviam migrado, podem ser dessa forma encontradas novamente, como é o caso da Jacupemba, do Tucano-de-bico-preto, do Papagaio-curica, do Sabiá-preto, do Coleirinha, do Pichochó, do Saíra-sete-cores e da Trinca Ferro.

Além de todo o aspecto ambiental, a Trilha da Babilônia conta com mirantes imperdíveis que são paradas obrigatórias para um visual único de Copacabana, Botafogo, Flamengo, além do Cristo e do Pão de Açúcar que podem ser observados sob uma outra perspectiva.

A trilha é classificada como média na intensidade e tem duração de aproximadamente 1h 30 min por um trajeto de 1,2 km. Toda a parte de sinalização e manutenção ativa da trilha foi realizada pelo RIOSUL, que pretende retomar o projeto no segundo semestre de 2023.

Leia mais notícias sobre turismo ligado aos esportes