Início Alimentos e Bebidas Organic Festival tem 2ª edição em Trancoso

Organic Festival tem 2ª edição em Trancoso

2303
0
COMPARTILHAR

Buscando não só difundir a importância dos produtos orgânicos, mas sobretudo propor uma ampla reflexão sobre os meios de produção e alimentação consciente, chega à segunda edição o Organic Festival.

Entre 12 e 15 de setembro, em Trancoso (BA), nomes referenciais do setor discutirão alimentação orgânica com a população. Serão debatidas possibilidades e caminhos para um mundo mais viável, desde o cultivo até o que chega à mesa.

Idealizado e organizado pelo hotel UXUA, com apoio do Capim Santo e da Conservação Internacional, o Organic Festival propõe uma série de atividades multidisciplinares. A ideia é oferecer diferentes vivências e momentos com o universo orgânico.

As ações procuram desmistificar e explicar conceitos, trazendo as pessoas para o centro das discussões. Para além do uso ou não dos agrotóxicos, entender sob quais outras premissas se produz o alimento: se são saudáveis as relações sociais e de gênero; se o uso do espaço e dos recursos é feito de forma eficiente (e consciente); ou como se dá a conservação da água e a reciclagem de nutrientes.

Mas, acima de tudo, de forma dinâmica e divertida. A programação inclui almoços e jantares com algumas das maiores autoridades da ‘gastronomia orgânica brasileira’.

“Não há lugar mais autêntico para um Festival Orgânico que Trancoso. No local, a vida, até recentemente, foi construída em torno da pesca e da agricultura tradicionais. E os primeiros forasteiros hippies que se instalaram aqui procuravam uma utopia. O primeiro restaurante aberto em 1981 foi um café macrobiótico, que hoje é o Capim Santo. Valores e princípios orgânicos sempre estiveram presentes aqui, e hoje vale celebrar”, afirma o criador do UXUA, Wilbert Das. 

Estarão presentes Roberta Sudbrack, Bela Gil, Morena Leite (Capim Santo), Ju Pedrosa (UXUA), Poly Depret (Praia das Tartarugas), Neka Mena Barreto e Patricia Helu. Além de inúmeros fornecedores orgânicos do sul da Bahia e de todo o Brasil.

E não para por aí! No dia 14, este time de craques unirá forças para um piquenique no Quadrado Histórico. Nessa atividade, eles farão pratos orgânicos a R$ 10 para toda a comunidade. Apresentações musicais e palestras completam a programação do sábado.

No dia 15, um luau no UXUA Praia Bar e um pocket show da cantora Céu. A apresentação é gratuita, assim como todas as aulas e o piquenique que encerrará o Organic Festival 2019.

Vários grupos participam e apoiam o Organic Festival

Voluntários de toda a região ajudarão na coordenação evento. Entre eles, o grupo de ativismo e educação ambiental jovem de Trancoso, que já se apresentou na ONU e foi indicado ao Prêmio Visão Sustentável; e o Mama Trancoso (Movimento Ambientalista Mukaú Aponem) que, com o apoio do Organic Festival, está trabalhando com biólogos e engenheiros ambientais para inaugurar uma horta orgânica comunitária permanente na Associação Despertar, na rua principal do vilarejo.

Ao promover em Trancoso a integração entre a população local, os turistas e profissionais relevantes do mercado, o Organic Festival democratiza e integra a fundamental discussão sobre como produzimos e o que comemos. Uma verdadeira troca de saberes de natureza didática, divertida e real, da qual todos façam parte.

O objetivo é conectar toda a sociedade em torno de um bem comum. E estimular um diálogo que envolva saúde pública, sustentabilidade e, acima de tudo, a construção de um futuro possível.

O UXUA pratica jardinagem orgânica há dez anos no centro histórico de Trancoso, alimentando funcionários e clientes, além de investir em educação comunitária.

O Organic Festival 2019 coincidirá com uma novidade importante: o lançamento da iniciativa de bem-estar tropical UXUA Vida, comandada pelo diretor médico Dr. Julian Hamomoto.

Leia também Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes terá mais de 200 atrações

 

Deixe uma resposta