Fundada por Tomas Perez, CEO do TP Group, e tendo a designer Marina Linhares como diretora criativa, a OIÁ Casa Lençóis foi inaugurada em 2023, em Santo Amaro, com o propósito de ser a primeira marca de hospitalidade brasileira da operadora de turismo que, há mais de três décadas, é referência internacional em viagens de luxo.

Situada a 250 km de São Luís, na porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 2024, OIÁ atualmente desenvolve ações especialmente planejadas para compor sua terceira temporada anual, que teve início em maio último e prosseguirá até novembro de 2025.
Com a mesma brasilidade e a responsabilidade ambiental que estão na essência de sua proposta, em meio a um dos cenários naturais mais deslumbrantes do Brasil, a OIÁ segue reafirmando sua vocação para proporcionar experiências e vivências memoráveis, como assegura o mais recente roteiro inédito elaborado pela hospedaria, uma imersão de seis dias e cinco noites no coração dos Lençóis Maranhenses.
Elaborado para pequenos grupos de até sete pessoas, a experiência conecta duas das regiões mais emblemáticas do parque: Santo Amaro e a remota comunidade de Patacas. A jornada começa com três noites no município que sedia a hospedagem da OIÁ Casa Lençóis, que serve de ponto de partida para a exploração de dunas, lagoas e paisagens deslumbrantes da região. No quarto dia, o roteiro avança rumo a Patacas, onde os visitantes são acolhidos em uma casa de pescador privativa, especialmente adaptada para oferecer conforto sem abrir mão da charmosa rusticidade local.
Outra exclusividade do roteiro é a possibilidade, para os mais aventureiros, de atravessar o percurso de 12 Km entre Santo Amaro e Patacas a pé, em um trekking de quatro horas por cenários estonteantes.
Para quem prefere um deslocamento mais tranquilo, o roteiro também oferece a conveniência e o conforto de fazer a travessia entre as duas localidades por meio de transfer em veículos 4×4. Reunido em Patacas, o grupo encerra o roteiro compartilhando momentos idílicos de contemplação e descanso às margens de lagoas intocadas e praticamente desertas. A seguir, conheça o roteiro detalhado da travessia Santo Amaro – Patacas.
Dia 1 – Traslado São Luís – Santo Amaro
Chegada do voo em São Luís e traslado de carro até a OIÁ Casa Lençóis, em Santo Amaro. No meio da tarde, depois de um delicioso lanche de boas-vindas, o grupo parte de quadriciclo. O destino é ver o primeiro pôr do sol nas dunas. Pernoite na OIÁ Casa Lençóis.
Dias 2 e 3 – Explorando Santo Amaro
No entorno da OIÁ Casa Lençóis, há possibilidades de imersão para todos os tipos de viajantes. Há passeios de caiaque, bicicleta, 4×4, a pé ou até mesmo num momento de relaxamento às margens de uma lagoa isolada. A equipe da OIÁ estará a postos para oferecer as melhores opções. Pernoite na OIÁ Casa Lençóis.
Dia 4 – Trekking Santo Amaro – Patacas (ou travessia 4×4)
Despedida da OIÁ Casa Lençóis depois de um delicioso almoço, partindo rumo à Lagoa das Emendadas, destino do começo do trekking. Ele tem início no meio da tarde e se estende em uma caminhada de 4 horas. Além de passar por inúmeras lagoas, permite a observação do pôr do sol na dunas.
Para quem preferir, a travessia pode ser feita de 4×4. Os visitantes pernoitarão em Patacas em uma cabana da comunidade, que recebeu o toque da OIÁ. Ela transformou a cabana em uma charmosa hospedaria rústica, que serve de pouso para quem conquista, com coragem e resiliência, o privilégio de adormecer em meio à sua exuberante natureza.
Dia 5 – Explorando Patacas
Um dia é reservado para curtir um dos lugares mais remotos de todo parque. E passar horas desfrutando de uma das mais belas e pouco exploradas lagoas dos Lençóis Maranhenses, a Rancharia. Depois do desfrute de um belo picnic à sombra, o grupo retorna à Patacas. E é recepcionado com um delicioso “almo-janta” para celebrar o início da última noite da viagem. Pernoite em Patacas.
Dia 6 – Traslado Santo Amaro / São Luís
Hora da despedida do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, depois de um caprichado café da manhã com frutas e quitutes da região. Em seguida, o transfer privativo conduz o viajante até o aeroporto de São Luís.