O verão chegou e, com ele, as férias e dias ensolarados. Quem não sente vontade de tomar sorvete, suco, picolé, entre outras delícias? Paixão unânime, o sorvete se destaca quando o assunto é o calor, porém a maioria é rica em gorduras trans, conservantes e açúcar, substâncias responsáveis pelo aumento do colesterol ruim, dos triglicerídeos no sangue e outras doenças. Porém, é possível saborear sobremesas sem prejudicar a saúde, com alternativas e receitas que se utilizam de frutas e produtos naturais. A nutricionista do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Paloma Popov, ensina opções interessantes para um verão gostoso e saudável.
A realidade é que a indústria de sobremesas como sorvetes e picolés usa uma quantidade considerável de conservantes e aditivos alimentares que – quando consumidos em excesso – fazem mal à saúde. Para evitar substâncias prejudiciais, a criatividade é a palavra de lei para preparar um sorvete nutritivo. A nutricionista indica preparações caseiras dos “Sorbets”, os gelados de fruta, com opções práticas com banana, morango, manga e frutas vermelhas.
“Conseguimos uma boa cremosidade batendo algumas frutas congeladas. Para incrementar o sabor, a sugestão é acrescentar mel, aveia, granola, castanhas e até nibs de cacau”, recomenda.
Para garantir a cremosidade, outra opção interessante é processar a fruta com iogurte natural. Produzido pela fermentação bacteriana do leite, o emulsificante natural é rico em cálcio, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais. A especialista alerta que o iogurte natural comprado no supermercado tem que ser puro, sem conter outro ingrediente no rótulo.
“É possível fazer um iogurte natural em casa, a partir do aquecimento do leite pasteurizado, com a adição de um ácido, como o limão, por exemplo, gerando a coagulação da proteína. A partir da famosa “coalhada”, podemos inserir sabor, com raspas de coco, mel ou leite de coco, com o uso do liquidificador”, detalha.
Sucesso entre as crianças, os picolés também funcionam com alternativas naturais e saudáveis. Paloma Popov destaca que a sobremesa pode ser feita à base de água e fruta. Ela acrescenta o fato de o picolé ser um clássico de dinâmicas culinárias com as crianças nas férias, preenchendo forminhas coloridas, com ingredientes nutritivos.
“Podemos utilizar os sabores que as crianças gostam, como o chocolate e de frutas em geral. Outra dica é evitar frutas que são compostas por muita água, como melão, melancia e mamão”, explica a nutricionista.
Independente da estação, o suco é uma das opções mais nutritivas para se refrescar. A nutricionista do CEUB alerta que para absorver o valor nutricional do suco de fruta, é interessante que seja consumido imediatamente após o preparo. Popov explica que quase todas as frutas têm vitamina C e com o suco, a vitamina evapora após um tempo. Nesse sentido, o recomendado é o consumo imediato.
Além das dicas de sobremesas refrescantes e naturais, a especialista em Nutrição ressalta que os nutrientes devem ser incluídos na alimentação de forma adequada e balanceada para o estilo de vida de cada indivíduo. “Não é saudável fazer dietas restritivas por causa do verão e da busca pelo corpo perfeito. A alimentação tem que ser adequada o ano todo, de forma variada e equilibrada”, finaliza.