Início Alimentos e Bebidas México não é só Tequila

México não é só Tequila

759
0
COMPARTILHAR

A Tequila é típica da região que leva seu nome e, pelas leis mexicanas, só pode ser produzida no estado de Jalisco e em regiões limitadas. A produção de produtos denominados “tequila” está sujeita ao cumprimento das condições da denominação de origem, limitada assim a regiões controladas do México. A bebida tem como base o agave-azul, com teor alcoólico de 38 a 40%.

México não é só Tequila

O Tepache é outra bebida popular no México. Com baixo teor alcoólico, é feita a base da fermentação do abacaxi, adoçado com uma espécie de melaço de cana e temperado com canela e especiarias.

O Pulque, embora de origem desconhecida, a bebida é retratada em entalhes datados de 200 d.C, em civilizações ameríndias da região, considerada uma bebida sagrada. De acordo com um relato lendário pré-colombiano, durante o reinado de Tecpancaltzin, um nobre tolteca teria descoberto o segredo da extração do hidromel  da planta do “maguey” (Algave Mexicana), passando a ser consumida antes das cerimônias religiosas.

O Mezcal, talvez seja a bebida alcoólica mais consumida pelos mexicanos, e começa a ganhar portanto seu lugar destaque. Assim como ocorreu com o Pulque, o Mezcal passa por um boom em seu consumo graças a uma onda de valorização da autenticidade da cultura mexicana entre turistas e locais e mais popular nos últimos anos, antes seu consumo era associado às classes baixas.

México não é só Tequila

O ‎Mezcal é produzido a partir do sumo fermentado do agave, podendo ser utilizadas as espécies Agave angustifolia, Agave esperrima, Agave weberi, Agave potatorum e Agave salmiana, e se diferencia da Tequila por ser uma bebida mais “rústica”, sendo em geral destilada apenas uma vez, contra duas ou três da tequila.

O processo de destilação chegou ao México com os espanhóis, no século 16, e a produção e consumo comum de bebidas destiladas só se difundiu largamente pelo território mexicano no século 18.  Tem também proteção de origem, produzida somente nos estados mexicanos de Guerrero, Durango, San Luis Potosí, Zacatecas e Oaxaca.

México não é só Tequila
Algave azul

Algumas marcas de Mezcal costumam introduzir o gusano (a larva de uma mariposa) dentro das garrafas, assim como na Tequila. Esta larva, que normalmente se desenvolve no meio das plantas do agave, mantém-se intacta se submetida a um teor alcoólico de 31 a 55%, abaixo disso, ela se desintegra.

Leia da mesma autora La Rioja, um canto da Argentina com muitos parques ecológicos e enoturismo