O turismo do futuro tem cheiro, sabor e afeto. Trata-se, portanto, de um ativo que oferece experiências singulares, que preservam a essência do destino e as histórias que o forjaram. Esses foram alguns dos aspectos trazidos pelos palestrantes do primeiro dia do Meeting Festuris que contou com a presença da ex-atleta Daiane dos Santos.

Diante dos olhares de mais de 800 pessoas, o arquiteto e urbanista especialista em história da arte Leônidas Oliveira e o secretário do Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, apresentaram as perspectivas para o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos. O tema estava em linha com o slogan do evento neste ano: Reimaginando o Amanhã.
Ambos destacaram a importância de oferecer vivências profundas. “Viajar é compreender e dar sentido à sua existência a partir da experiência da sua viagem”, disse Oliveira. Convocando a plateia para cantar junto a música Vida no Sul, de Daniel Torres, o secretário Santini apresentou as perspectivas de desenvolvimento do setor no estado. De chimarrão em punho, ele exaltou a bebida que é a cara dos gaúchos. “Não é só um chá, é um ritual”, afirmou.
A partir da tradição do mate, o secretário ressaltou a essência de cada região como o mais potente ativo do turismo de um local. “Aquilo que muitas vezes escondemos por vergonha ou preconceito passou a ser nosso maior ativo turístico”, defendeu. Ele relembrou a época em que se mudou de Lagoa Vermelha, no interior do Rio Grande do Sul, para Porto Alegre, e pensou em abandonar o uso da bombacha. “Identificamos que nossa maior fortaleza está em valorizar a própria identidade”, finalizou.
A manhã do Meeting Festuris também foi marcada por palestras que destacaram como a hospitalidade da rede hoteleira pode impactar positivamente a experiência dos turistas, movimentando o setor econômico de um município. Para falar sobre o assunto, o palco recebeu Cris Mors, diretora de Vendas e Marketing da Rede Laghetto, e Michel Daros, presidente da Associação Brasileira de Turismo Social (Abrastur). Aline Miranda, gestora de turismo do Sebrae/SC, também compartilhou a experiência no desenvolvimento de produtos e roteiros turísticos.
Como exemplo, apresentou a história da criação da Georrota, localizada na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. “Foi um grande desafio implementar esse roteiro, pois abrange dois estados, sete municípios e mais de 250 empresas”, contou.




