Um animado e concorrido happy hour serviu de “esquenta” para o início das atividades do 1º Festival Cultural de Águas de São Pedro – ÁguasCult. Ele está agendado para 18 a 23 de agosto de 2026. Fruto de seis meses de intensa dedicação de sua equipe organizadora – formada por profissionais das artes, eventos e comunicação, o encontro realizado em meados de outubro serviu para apresentar e oficializar oprojeto perante a comunidade, artistas, entidades, apoiadores e poder público do município.

“Onde a cultura vira experiência”
Inspirado por esse slogan o ÁguasCult busca valorizar o potencial criativo e estimular a (re)descoberta dos recursos naturais e a diversidade de talentos locais e regionais, conectando Águas de São Pedro às quinze cidades da Serra do Itaqueri por intermédio de cursos, oficinas, performances, palestras, espetáculos, entre outros. Tudo de forma gratuita e interativa, aberto ao públicoe voltado a todas as faixas etárias. Otimizar a utilização de equipamentos e espaços urbanos abertos e fechados de Águas de São Pedro, disponíveis para ações e atividades variadas de cunho artístico-cultural, também é uma das metas da iniciativa.
O ÁguasCult divide-se em oito núcleos (Cult Cena, Cult Imagens, Cult Letras, Cult Ofícios, Cult Sabores, Cult Sons, Cult Tela, Cult Verde). Eles são coordenados pelos seguintes curadores artísticos: Adriana Sorgenicht, Fábio Monção, Maria do Carmo Brandini, Sandra Dias e Sandra Espilotro.
As propostas e atividades do Festival poderão ser conferidas e acompanhadasem breve nas redes sociais do evento (Facebook, Instagram e site https://www.aguascult.com.br/).

Sob o signo do sucesso
Com boas-vindas e abertura oficial a cargo da designer, escritora e artesã Maria do Carmo Brandini, co-idealizadora do evento, e de Sandra Espilotro, editora, professora e jurada de festivais literários, a solenidade contou com a presença e pronunciamento do prefeito de Águas de São Pedro, João Victor Barboza, e do vice-prefeito, Edison Xavier, além de parte de seu staff.
Incentivador de primeira hora, em seu discurso Barboza ressaltou a relevância do Festival para o município. “Quando a comunidade se envolve de forma direta na construção de um ideal tudo acontece com mais agilidade e bons resultados. Funciona com mais eficiência que qualquer publicidade. E o ÁguasCult está perfeitamente alinhado com a atual política cultural do governo do Estado de São Paulo. É um evento merecedor de nosso apoio, poisjá nasceu vencedor.”

Homenagem a Lygia Fagundes Telles
Sandra Espilotro salientou em sua apresentação que “um dos objetivos do ÁguasCult é transformar a estância hidromineral em um grande palco vivo e coletivo. Fortalecendo ao mesmo tempo a identidade local, fomentando a economia criativa econsequente geração de emprego e renda, entre outros benefícios.”
A curadora também revelou aos presentes otributo especial durante a primeira edição do Festival a Lygia Fagundes Telles, grande dama das letras nacionais, uma das mais notáveis do século XX e da história da literatura brasileira. Romancista e contista, Lygia passava férias em Águas de São Pedro ao dar início ao livro As Meninas, reconhecido com o prêmio Jabuti em 1974.
Fotos: Antonio Carlos Espilotro




