Início Entidades de Classe FOHB apresenta dados de ocupação e disponibilidade hoteleira

FOHB apresenta dados de ocupação e disponibilidade hoteleira

900
0
COMPARTILHAR

Em sua última edição, o InFOHB, boletim mensal do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, trouxe dados de desempenho de março de 2020 comparado ao mesmo período no ano anterior. Foram analisados 578 hotéis associados à entidade, responsáveis pela oferta de mais de 99 mil quartos.

No mês do início do Covid-19 e fechamento de hotéis pelo país, os resultados consolidados registraram decréscimos nos três indicadores sendo -34,6% na taxa de ocupação; – 2,7% na diária média; e -36,4% na receita de apartamentos disponíveis (RevPAR).

Por região, todas tiveram quedas na taxa de ocupação variando entre (-37,6%) no Centro-Oeste e (-15,6%) no Norte. Na diária média apenas duas regiões apresentaram variação positiva: 4,1% no Centro-Oeste e 2,7% no Nordeste.

As demais apresentaram dados negativos (-0,5%) no Sudeste; (-3,7%) no Sul e (-16,4%) no Nordeste. No RevPAR: (-13,3%) no Norte; (-35%) no Centro-Oeste; (-36,1%) no Sul; (-36,4%) no Sudeste e (-43,3%) no Nordeste.

Os dados completos do InFOHB nº 152 podem ser conferidos aqui.

Dados sobre a disponibilidade hoteleira e previsão de reabertura

Semanalmente o FOHB realiza pesquisa com redes associadas e não associadas à entidade. Após três semanas de indicadores, manteve-se o número (69%) de quartos pesquisados fechados. Assim como no relatório anterior, a maioria (39%) dos hotéis continuam projetando a reabertura apenas para junho.

Com a chegada do fim do mês de abril, é possível notar que as reaberturas migraram para os meses seguintes, julho mais uma vez como o destaque, passando de 17% para 20%. Outros meses também apareceram, o que não aconteceu nos relatórios anteriores, por enquanto com números pouco expressivos.

A região Norte que vinha mantendo menor número de quartos fechados, teve uma alta significativa nesta semana, subindo de 56% para 62%. Deixando assim, a região Centro-Oeste com o menor número de quartos fechados (56%). A região Sul, apesar de diminuir o percentual em relação à semana anterior, ainda apresenta o maior número de hotéis fechados (85%).

Os dados completos podem ser conferidos aqui, no relatório da semana de 20 a 26/04.

Leia também Entidades solicitam medidas de combate à pandemia