Quem gosta de um bom café da manhã poderá aproveitar as delícias preparadas pelos cerca de 50 estabelecimentos participantes da 6ª edição do Breakfast Weekend. O festival de cafés da manhã, que vai de 21 de setembro a 20 de outubro em São Paulo, ocorrerá, neste ano, também nas cidades do Rio de Janeiro e Curitiba, nos dias 28 de setembro a 27 de outubro.
O evento promete opções para todos os gostos. Hotéis, restaurantes, cafeterias e padarias oferecerão experiências gastronômicas de diferentes tipos, em quatro faixas de preços: R$ 34,90, R$ 44,90, R$ 54,90 e R$ 84,90, correspondentes a descontos de até 30% em comparação ao valor regular. Também haverá promoções. E alguns ainda oferecem outros atrativos, como “na compra de dois menus, o terceiro tem 50% de desconto”.
Os consumidores interessados poderão escolher entre as casas que oferecem sistemas de buffet ou de combos e aquelas com cardápios especiais. Participam do Breakfast Weekend na capital paulista, entre outros hotéis, o Novotel Morumbi, Hilton, Canopy São Paulo by Hilton, São Paulo Airport Marriott Hotel, diversos Ibis, Pergamon SP Frei Caneca e WZ Hotel Jardins; além de outros estabelecimentos como Mondo Pane, Sapit, MI&MO Gato Café e A Villa Jacarandá; e ainda as novidades Cabruca – Dengo, Hey Daisy, Café com Quintal e Vila Café. A relação conta com casas pet friendly.
Para aproveitar as delícias que estarão disponíveis durante o festival, o consumidor deve acessar o site https://breakfastweekend.com.br/, escolher o estabelecimento e fazer sua reserva.
Novas praças
A ideia que surgiu em 2018 concretizou-se em 2021, em São Paulo, e, segundo os organizadores – os publicitários Carlos Galvão, Cláudio Cardoso e Sandra Maia -, as cinco primeiras edições do festival somaram mais de 68 mil consumidores, 90 estabelecimentos participantes e garantiram R$ 3 milhões a mais no faturamento dos estabelecimentos participantes, um aumento médio de 18%.
De acordo com os dados levantados, do total de consumidores participantes das edições anteriores, 92% manifestaram sua satisfação e o interesse em voltar ao festival; 61% têm entre 25 e 45 anos; 65% são das regiões sul, oeste e centro; e 73% das reservas foram feitas pelo público feminino.
Um dos fatores motivadores do evento é que 80% das pessoas não sabem ou não têm o hábito de tomar café da manhã em hotel, sem hospedagem, constatação que demonstra o potencial da iniciativa para os estabelecimentos participantes, tanto na atração de clientes, na geração de receitas, oferta de novos produtos e para o fortalecimento da marca. “Além disso, o café da manhã desperta a memória afetiva das pessoas, que podem aproveitar na hora em que desejar. O público acaba voltando nos outros anos ou para os demais atrativos do hotel”, observa Sandra.
A atual edição será também o primeiro passo para a expansão do festival. Rio de Janeiro e Curitiba foram escolhidas pela força turística da capital fluminense e pelas características próximas às de São Paulo que a cidade paranaense possui, um mercado que costuma balizar as decisões de expansão de diversos negócios na avaliação de Carlos. “A combinação das características das duas novas cidades é o início para, em breve, o festival estar presente em todo o Brasil”, afirma ele.
Já estão confirmados, por exemplo, o Metiers Café, o Selina Hotel Centro Lapa e Grand Mercure Rio Janeiro Copacabana, entre outros; Johnscher by SJ Hotéis & Resort, Casa de Tia Empório & Bistrô e Novotel Batel, em Curitiba. A expectativa é reunir mais de 20 empreendimentos em cada uma das duas capitais.
Em São Paulo, o festival tem apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, Secretaria Municipal de Turismo, Visite São Paulo Convention Bureau, ABIH-SP e SPTuris. No Rio de Janeiro, o apoio é da ABIH-RJ, Hotéis Rio – Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem e Visit Rio. Em Curitiba, apoia o evento o Curitiba Convention & Visitors Bureau.