Início Eventos Festivais gastronômicos agitam o sul da Bahia

Festivais gastronômicos agitam o sul da Bahia

224
0
COMPARTILHAR

Pensa em um local paradisíaco. Um mar azul, infinito, com águas cristalinas. Cachoeiras. Rios. Reservas de Mata Atlântica. A natureza em sua mais pura harmonia, com uma imensa fauna e flora. Um verdadeiro cenário de filme. Trata-se da porção mais Sul da Bahia, dividida entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias.

Festivais gastronômicos agitam o sul da Bahia

Esta última, como o nome sugere, é conhecida por ser local de reprodução das baleias Jubartes, que podem ser facilmente avistadas entres os meses de julho e novembro.

Já a Costa do Descobrimento é famosa pela relevância cultural e histórica de ter sido a primeira região de contato da colonização portuguesa, com muitos locais e monumentos em referência ao período.

Para além dessas riquezas, outro destaque das duas regiões do sul da Bahia é a culinária, com influências portuguesas, africanas e indígenas, reflexo da formação do Brasil. São temperos, sabores e texturas únicas que permitem uma experiência inesquecível. Inclusive, até o final do ano, a Costa das Baleias e a Costa do Descobrimento contemplam diversos festivais gastronômicos. São eles:

16º Festival Gastronômico e Cultural de Prado

“É daqui, é da nossa gente”. Esse é o slogan do Festival Gastronômico e Cultural do Prado de 2022, que visa promover a criação de drinks e pratos baseados nos ingredientes locais, como a mandioca. Aliás, o alimento – e seus derivados – são os queridinhos da edição, sendo o componente principal do festival.

O evento, realizado pela APRHOPE (Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras de Turismo e Estabelecimentos Comerciais), Prefeitura Municipal de Prado, Sebrae e correalização do Senac, acontece de 7 a 23 de outubro em Prado, e contará ainda com apresentações culturais e musicais, garantindo entretenimento, lazer e – claro – uma explosão de sabores.

4º Festival Gastronômico Esquina do Mundo em Arraial

Anote na agenda: do dia 01 a 15 de novembro acontece a 4ª edição do Festival Gastronômico Esquina do Mundo, em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro. O evento trabalha com 5 categorias: o prato principal, pizzas e lanches, sobremesas e sorvetes, petiscos e drinks.

A região, que já é atrativa por suas belezas, fica ainda mais em evidência durante os festivais, contribuindo com o desenvolvimento local. A pesca, a agricultura, a pecuária assim como o turismo e a gastronomia são fortalecidos e geram resultados com números expressivos. Nas edições anteriores foram injetados 4 milhões de reais na economia.

O evento tem a temática “O Campo Encontra o Mar” e é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e correalização do Sebrae, Senac e Prefeitura Municipal de Porto Seguro. Além do mais, conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia – EGG e TV Santa Cruz.

3º Festival Gastronômico de Eunápolis

Todo mundo tem uma lembrança nostálgica de momentos especiais ligadas a algum tipo de refeição. Os  almoços em família. Um pedido de casamento. Um  jantar de comemoração da promoção do trabalho. A culinária tem o incrível poder de marcar uma ocasião ou períodos inteiros, independente do motivo.

Ela possibilita associações exclusivas, fortalecendo inclusive vínculos emocionais. E é essa a proposta da 3ª edição do Festival Gastronômico de Eunápolis, que terá como tema “Gastronomia Afetiva: Sabores do Coração”.

Sendo mais uma opção para os amantes da boa gastronomia, esse ano o festival contempla o impressionante número de 40 restaurantes inscritos – o maior desde o lançamento do evento. O Festival Gastronômico de Eunápolis também apresenta cinco categorias. São elas: prato principal, comida de boteco, lanches, pizzas e sobremesa.

O evento é realizado pelo Sebrae, CDL, Prefeitura Municipal e correalização do Senac, com Patrocínio Master do Governo do Estado, Baden Baden e Bahia Gás. Será realizado de 25 de agosto a 11 de setembro.

Leia também Belmonte: um tesouro no litoral sul da Bahia