Início Artigos Especialista dá seis dicas para tirar empresas do vermelho

Especialista dá seis dicas para tirar empresas do vermelho

395
0
COMPARTILHAR

A crise gerada pela pandemia atingiu em cheio algumas empresas do mercado brasileiro. Muitas estão no vermelho, ainda tentando se recuperar, mesmo estando há algum tempo funcionando de forma totalmente plena após a retomada econômica.

O empresário Gustavo Medeiros, formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis, com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando pela gestões de marketing, estratégica e comercial, elencou seis pontos que inicialmente precisam ser observados por quem busca retomar o capital de sua empresa.

A primeira coisa é fazer um diagnóstico. Um mapeamento. Os empresários precisam primeiramente parar de negligenciar e otimizar alguns fatores: domínio pessoal, cultura de resultado, liderança forte, gestão, finanças e a tração, que é o pé no acelerador, o ritmo da empresa.

Corroborando os argumentos, Gustavo exemplificou que o importante é ter a noção real do problema. Estamos no vermelho? Sim. Então vamos detectar o principal problema, que geralmente é o financeiro e ir matando esse ‘monstro’ pouco a pouco.

Ainda conforme o especialista, que já conseguiu nortear a recuperação de mais de 300 empresas, esse mapeamento detalhado de problemas e soluções é possível em todas as situações.

É preciso entender que primeiro a empresa quebra na cabeça do proprietário. Depois é que ela quebra de fato. É semelhante a uma doença. Ela começa em uma parte do corpo e pode se espalhar. Mas, o importante é que existe tratamento.

Outro ponto traçado pelo administrador como primordial é onde está o maior peso desse empresário. O que está roubando mais energia dele?

Geralmente essas pessoas devem muito. Então elas não conseguem nem dormir e consequentemente pensar direito sobre o problema. É preciso identificar esses gargalos para ir solucionando e dando fôlego a essas pessoas.

Artigo de Gustavo Medeiros, especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios e analista comportamental, com especialização em psicanálise em curso
Leia também Cinco dicas para ter um negócio de sucesso